“Achei uma maravilha. É um sonho realizado para toda a nossa comunidade. Meus filhos estudaram aqui, agora meus netos também estão estudando e antes estava uma vergonha, agora está uma maravilha. Estou muito orgulhosa com essa transformação”. O depoimento de Francinete Benício comprova o impacto do trabalho executado pela Prefeitura de Mossoró na revitalização completa da Escola Municipal Cornélio Barbalho de Carvalho, localizada na região de Riacho Grande, zona rural. Em mais de 40 anos de existência, foi a primeira vez que a unidade de ensino passou por um amplo processo de manutenção. As novas instalações da escola foram entregues na tarde desta terça-feira (30).
Além da recuperação da estrutura, o equipamento também recebeu investimentos em mobília, eletrodomésticos e climatização. O sentimento da população na entrega da escola revitalizada era de gratidão. Adriana Silva, mãe da pequena Francisca Manuela, conta qual era a realidade da unidade antes. “Quando chovia, molhava dentro das salas, era cheio de rachão, a escola era horrível. Agora não tem nem comparação, mudou totalmente. A Prefeitura está de parabéns, está perfeito. Eu adorei a reforma da escola. Adorei mesmo, estou muito ansiosa pelo retorno das aulas”, disse.
Para a professora Maria Jucilene, que atua na unidade há 34 anos e já foi estudante da Cornélio Barbalho, a revitalização da escola é um sonho realizado. “Foi um sonho que a gente sempre esperou. Tenho 52 anos de idade, estudei aqui e nunca teve uma reforma, primeira vez. Antes estava caindo aos pedaços, mas agora é só gratidão a Deus. Melhorou para todo mundo, principalmente para as crianças”, afirmou.
Merendeira da unidade por mais de 30 anos e hoje aposentada, Magnólia Azevedo fez questão de acompanhar a entrega das novas instalações. Um local, em especial, alegrou o coração da servidora: a cozinha da escola, que agora conta com novos equipamentos. “Era tudo que eu queria. Nunca vi uma cozinha desse jeito, eu até me emociono falando isso. Antes não tinha nada novo. Eu tiro o chapéu para a Prefeitura. Eu quero voltar para cá, para essa cozinha nova”, frisou.
Atual diretora da escola, Nilza Tavares, que por mais de 30 anos também atuou na unidade como servidora efetiva, reforça o sentimento de alegria com a nova realidade da Cornélio Barbalho. “Esse momento representa tudo, porque eu trabalhei 31 anos na Prefeitura, me aposentei aqui, voltei, mas essa mudança foi única. Essa escola tem mais de 40 anos e nunca mudaram nada, mas agora, na atual gestão, foi totalmente transformada. Tudo é novo na escola, não tem uma colher que seja velha, é uma alegria muito grande. As carteiras não davam nem para sentar, era tudo enferrujado, não havia condições, e tudo mudou e vai mudar mais ainda”, contou, informando que as aulas presenciais serão retomadas nesta quarta-feira (31).
As crianças também aprovaram as novas instalações. “Eu achei muito bonita, muito linda, perfeita, achei mil vezes melhor do que antes. Agora está nova, bonita. Amo estudar aqui, e agora vai melhorar ainda mais”, relatou a pequena Ellen Nikolly, de 9 anos. “Ficou bonita. Gostei da sala, do ar-condicionado, que antes não tinha. Não tinham essas cadeiras. As paredes eram sujas, agora estão bem limpinhas”, acrescentou Analu Benício, de 8 anos.
TRANSFORMAÇÃO COMPLETA
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), as obras na unidade contemplaram serviços como revisão elétrica, hidráulica e de cobertura, descupinização, pintura, revisão de esquadrias, substituição de portas, instalação de lâmpadas de LED, obras de acessibilidade, entre outras, uma verdadeira transformação, como destaca o titular da Seimurb, Rodrigo Lima.
“Era uma escola que estava praticamente abandonada quando a atual gestão assumiu. Uma escola em que as suas paredes estavam completamente deterioradas, suas portas, telhado, então realmente foi uma revitalização completa. A estrutura de cobertura foi toda refeita, fizemos revisão elétrica, hidráulica, obras de acessibilidade. As crianças vão ter muito mais conforto, muito mais qualidade para estudar”, enfatizou Rodrigo Lima.
A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, lembra como a unidade foi encontrada no início de 2021. “Encontramos essa unidade em uma situação de total precariedade, sequer reboco tinha nessas paredes, que estavam rachadas, banheiros em situação de calamidade, não tinha esgoto, todo o mobiliário totalmente desgastado por mais de 40 anos que esta unidade funcionava sem a devida atenção do Poder Público”, pontuou, destacando o novo momento da escola:
“Entregamos agora uma unidade 100% revitalizada, 100% climatizada, com todos os equipamentos novos. A resposta a tudo isso você vê na expressão e no depoimento de cada morador desta comunidade, de cada aluno, professor, que relatam com muita felicidade a concretização de um sonho que até hoje era inimaginável para eles, um sonho agora concretizado por meio do ‘Mossoró Cidade Educação’”, frisou Hubeônia.
Conforme dados da Coordenadoria de Registro e Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), a Escola Cornélio Barbalho de Carvalho possui 79 alunos matriculados, em turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
“A Prefeitura chega nessa unidade de ensino para transformar a vida dos professores, profissionais, das crianças, das famílias. São 79 crianças que estudam aqui e estão recebendo a mesma qualidade das grandes escolas que estão na zona urbana, relacionada à infraestrutura, mobiliário, fardamento, material escolar, novos equipamentos. Essa unidade está completamente transformada. Olhar o antes e olhar o agora, a nova realidade, é ver que aqui é o maior investimento que a gente poderia ter feito”, finalizou o prefeito Allyson Bezerra.
AVANÇOS
Outras unidades da Rede Municipal de Ensino também passam por serviços de reforma e manutenção atualmente. Desde o início de 2021, a partir de um trabalho de diagnóstico da situação estrutural das escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) do município, a Prefeitura de Mossoró tem buscado reverter a realidade encontrada na Rede.
Nessa perspectiva, a gestão concluiu obras inacabadas (UEIs Zezinha Gurgel, Alice Dias e Elineide Carvalho Cunha), transferiu unidades para prédios em melhores condições de funcionamento, inaugurou a UEI Neusa Xavier Linhares, no conjunto Nova Mossoró, e realizou serviços de revitalização e reforma em diversos equipamentos, totalizando, até o momento, cerca de 20 entregas à população mossoroense.