O prefeito de Apodi, Alan Silveira (MDB), está sendo reconhecido como uma das maiores lideranças da história política da cidade. Além da reeleição com folga no último pleito e dos diversos índices de aprovação ao longo das duas gestões, o prefeito consegue emplacar sucessivos nomes como pré-candidatos e manter a liderança nas pesquisas.
Alan tem conseguido transferir muitos votos para o atual pré-candidato Sabino Neto (MDB), que é seu Secretário de Saúde desde o início de sua carreira política. A cristalização do nome de Sabino é resultado do reconhecimento da população e da grande confiança que os apodienses têm em seu atual gestor.
Segundo a pesquisa Mossoró News/CENPOP, divulgada hoje, o prefeito Alan tem aprovação de 74,06% da população. Ele é apontado por 45,35% da população como o político mais admirado. O segundo colocado, por exemplo, tem apenas 3,76%.
A transferência de votos de Alan é muito clara. 54,06% dos entrevistados dizem que votariam em um candidato a pedido do prefeito, e ainda 10,69% dizem que poderiam votar, a depender do nome escolhido por Alan.
Mesmo sem poder concorrer, Alan é citado na pesquisa espontânea
Outro dado curioso e que comprova o capital político de Alan é quando é feita a pesquisa espontânea, sem apresentar os nomes dos candidatos.
Sabino aparece com 35,64% dos votos, seguido de Gyliard com 13,47%. Em terceiro lugar, aparece Alan com 11,49%, e em quarto, Agnaldo com 5,57%. O deputado Neilton aparece com 0,59% das intenções.
Avaliação dos governos Lula e Fátima
O Presidente Lula, segundo a mesma pesquisa, tem aprovação de 70,30% dos apodienses, enquanto a Governadora Fátima é aprovada por apenas 39,21%.
A pesquisa Mossoró News/CENPOP está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-08821/2024. O intervalo de confiança é de 95% com uma margem de erro de 4,5%.