Na ‘Terra dos Poetas’, como é regionalmente conhecida a cidade de Assú-RN, um novo pleito municipal, a exemplo de todo o país, se avizinha. E por lá, o acirramento entre candidatos está fora da normalidade. Ao que tudo indica, será mais uma disputa voto a voto, a exemplo de 2020, quando a diferença entre o ganhador e o perdedor foi de apenas 5 sufrágios. O atual prefeito, Gustavo Soares, superou seu adversário Ivan Júnior, ex-prefeito e antigo aliado, numa campanha das mais participativas perante a população e, que até os dias de hoje é discutida nas rodas de conversa.
Para 2024, segundo tenho notícias, o Ivan Júnior decidiu por colocar sua esposa, a Dra. Vanessa Lopes, filiada ao União Brasil, como candidata. Nas eleições de 2022, ela postulou vaga à Câmara Federal, mas não conseguiu se eleger. No entanto, foi a mais votada naquela região. É de grande carisma perante a população do Vale do Açu.
Pelo lado de Gustavo Soares, que realiza seu segundo mandato, o seu primo e atual secretário de Assistência Social, Dr. Luiz Eduardo, tem a preferência do grupo que detém o poder.
Daí que, pelo que é rabiscado até agora, tudo leva a crer que em 2024 a briga pelo domínio da prefeitura, mais uma vez, deverá ‘pegar fogo’, como se diz na gíria popular. São dois nomes fortíssimos e com serviços prestados à sociedade, bem como seus apoiadores.
IVAN JÚNIOR – Entrou para a política partidária apoiado à época pelo prefeito, Ronaldo Soares, pai de Gustavo Soares, atual prefeito e de George Soares, deputado estadual. Elegeu-se prefeito tranquilamente.
Não passou muito tempo, Ivan Júnior adquiriu mais notoriedade, claro, era prefeito e desfez seu relacionamento político com Ronaldo Soares. Candidatou-se à reeleição e saiu vitorioso. Ao fim do seu segundo mandato – cria e criador – foram às urnas novamente e, Ronaldo Soares mostrou força, colocando Gustavo Soares como seu candidato. Um pleito dos mais disputados naquele município. Ganhou o pleito e continua até hoje no poder.
PESQUISA – Realizada recentemente e publicada pelo blog do Marcos Dantas, aponta a Dra. Vanessa Lopes como vencedora se as eleições fossem agora. Ela se sobressai muito bem em todos os cenários montados e, desta forma, mostra a liderança que tem o ex-prefeito Ivan Júnior. No outro extremo, a força dos que mantêm o poder nas mãos.
Mas aí surge um fato novo. É que entre o prefeito Gustavo Soares e sua vice, Fabielle Bezerra, é percebido um fosso, isto é, eles estão rompidos politicamente.
Vislumbra-se aí uma junção de forças formada por Ivan Júnior e Fabielle Bezerra, favorecendo sobremaneira a Dra. Vanessa Lopes no seu projeto de comandar os destinos de Assú a partir de 2025. Seria ampla favorita.
É isso o que apontam pesquisas para consumo interno realizadas. Mas, ainda estamos há um ano e sete meses das eleições e muita coisa pode acontecer.