A eleição municipal de Fortaleza-CE, decidida em 2º turno neste domingo (27), foi marcada por uma disputa extremamente acirrada entre o jovem candidato de direita André Fernandes, do Partido Liberal (PL), 27 anos, e o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Evandro Leitão, eleito. Leitão venceu com uma margem de pouco mais de 10 mil votos, recebendo 50,38% dos votos (716.133 votos), enquanto o deputado federal André Fernandes obteve 49,62% (705.295 votos).
Fortaleza se destacou como a única capital onde o PT obteve vitória nas eleições municipais deste ano, em um cenário que remete ao péssimo desempenho do partido em 2016, o que culminou com a chegada da direita ao comando do país em 2018, com Jair Messias Bolsonaro. Mesmo com Luiz Inácio Lula da Silva atualmente na presidência da República, o PT não conseguiu repetir o sucesso em outras capitais.
O ótimo desempenho de André Fernandes em Fortaleza destaca a insatisfação de muitos eleitores com a administração petista no âmbito estadual e federal, visto que o governador do Ceará, Elmano de Freitas, também é do PT. A vitória apertada de Evandro Leitão reflete a competitividade acirrada e a divisão política na capital cearense, sugerindo uma possível mudança nas preferências eleitorais locais. A direita tem crescido em todo o país e no Nordeste, histórico reduto da esquerda e especialmente do PT, não tem sido diferente.