Diferente do que foi amplamente ventilado nos bastidores da política potiguar, indicando o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Cadu Xavier (PT), como o nome escolhido para a sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT), uma nova informação muda o rumo da disputa. Durante seu programa na Rádio Difusora de Mossoró, nesta segunda-feira (7), o advogado e analista político Paulo Afonso Linhares revelou que o verdadeiro cabeça de chapa deverá ser o atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), que deve assumir o comando estadual do MDB.
Segundo Linhares, Cadu Xavier, ao contrário do que se especulava, integraria a chapa como candidato a vice-governador, compondo uma aliança que envolverá o PT, MDB e outros partidos da base governista. A governadora Fátima Bezerra deve disputar uma das duas vagas ao Senado em 2026 e trabalha para atrair a senadora Zenaide Maia (PSD), que também buscará a reeleição, a fim de fortalecer o palanque governista.
Enquanto isso, o atual vice-governador Walter Alves (MDB), que assumirá o governo com a desincompatibilização de Fátima, atuará como peça estratégica para impulsionar a candidatura de Ezequiel ao Executivo estadual.
Com essas articulações, vai se desenhando o que pode ser a composição do palanque governista para as eleições de 2026 no Rio Grande do Norte, reunindo nomes de peso e consolidando uma ampla aliança entre as principais lideranças da base aliada.