Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam um supermercado do bairro Alecrim, Zona Leste de Natal, na manhã deste sábado (17). Eles exigem a doação de cestas básicas.
O caso ocorre em uma loja na Avenida Presidente Bandeira, também conhecida como Avenida 2.
Segundo a coordenação do movimento, as ocupações em grandes redes de supermercados ocorrem “protesto contra a fome e a carestia”. Cerca de 200 pessoas participam do ato.
A Polícia Militar foi acionada e informou que acompanha a negociação entre as partes. De acordo com a corporação, o ato ocorria de forma pacífica até a última atualização desta matéria.
A gerência do supermercado informou que acionou o setor jurídico da rede para ir ao local negociar com os manifestantes.
“Atualmente 124 milhões de brasileiros enfrentam a insegurança alimentar, são 17 pessoas que morrem de fome por dia no Brasil. Ao mesmo tempo são 27 milhões de toneladas de alimentos que são jogados no lixo pelas grandes redes de supermercado”, diz o MLB.
Em nota, a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN) repudiou o ato, que classificou como invasão.
“Pelas características dos estabelecimentos comerciais, que precisam estar abertos e acessíveis ao público, nosso segmento é naturalmente vulnerável a ações desse tipo, razão pela qual iremos sempre cobrar. Esperamos que as forças de segurança pública e as autoridades em geral adotem medidas cabíveis, a fim de coibir imediatamente esse tipo de iniciativa. É necessário um ambiente de segurança e respeito ao direito de propriedade, protegido constitucionalmente, para que os empreendedores possam manter suas atividades e investimentos com tranquilidade e segurança jurídica no nosso estado”, disse.
g1-RN