No domingo (13), a 23ª edição da Festa do Bode encerrou suas atividades. Durante quatro dias, mossoroenses e visitantes desfrutaram das diversas atrações da maior caprifeira do Rio Grande do Norte. O evento ofereceu uma ampla gama de entretenimento, incluindo shows musicais, apresentações de humor, torneios leiteiros, festival gastronômico, espaço dedicado a artesãos e agricultores familiares, bem como atividades para crianças e exposições de várias cadeias produtivas.
Um dos destaques da festa foi a entrega do selo de qualidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem vegetal, além da concessão de CAFs (Certificados de Aptidão ao Pronaf) para agricultores familiares de cinco comunidades rurais do município.
A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), foi a promotora do evento. Faviano Moreira, titular da Seadru, avaliou positivamente a festa, afirmando que ela superou todas as expectativas.
“Este é um momento muito positivo. Todos os nossos números em relação a 2022 foram superados, como a quantidade de animais – tivemos mais de 1.100 aqui no parque – e o volume de negócios, com pelo menos R$ 10 milhões circulando aqui através de créditos bancários e transações de compra e venda de animais. Também tivemos um maior número de artesãos e agricultores familiares em relação ao ano passado. A festa superou todas as expectativas e já é um desafio maior para que possamos fazer uma festa ainda maior no próximo ano”, enfatizou Faviano.
Jaime Moura, expositor vindo de Recife, Pernambuco, participou pela primeira vez da Festa do Bode, expondo pôneis e Ihama. Ele elogiou a estrutura do evento, afirmando que a festa é diferenciada e que planeja retornar no próximo ano.
Kerginaldo Torquato, produtor rural da comunidade de Pau Branco em Mossoró, expressou sua alegria por expor seus produtos na feira, realizando um sonho de estar entre os expositores.
A diversidade de atrações atraiu famílias, como Elizamara Garcia, que trouxe seus pais de Icapuí para conhecerem o evento. Ela destacou a réplica da casa de taipa exposta no parque e afirmou que estará presente na próxima edição.
Eliweiny de Sousa, de Parnamirim, elogiou a festa e sua culinária, aproveitando para visitar uma réplica de casa de taipa e relembrar o passado.
A Festa do Bode 2023 teve seu início na última quinta-feira (10) e ocorreu no Parque de Exposições Armando Buá.