O deputado estadual Hermano Morais (PV) anunciou, nesta segunda-feira (11), que recusou o convite para assumir a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR). Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, o parlamentar revelou que foi convidado para ocupar a pasta, mas optou por permanecer em seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado (ALRN).
Preocupado com o cenário atual da pasta e o impacto dos cortes nas verbas destinadas ao setor, Morais afirmou que, apesar da importância do turismo para o desenvolvimento do estado, sua prioridade é continuar atuando no parlamento.
Atualmente, a Secretaria de Turismo do RN está sob a coordenação de Solange Araújo Portela, que ocupa o cargo desde 2023. Ela tem vasta experiência no setor, tendo atuado por oito anos como subsecretária de Política e Gestão Turística do estado, onde se destacou pelo seu trabalho em planejamento e implantação de projetos turísticos.
Caso tivesse aceitado o convite, Hermano Morais deixaria a vaga de deputado estadual, que seria ocupada por Júlia Arruda (PCdoB), ex-vereadora de Natal e primeira suplente da federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PC do B e PV. Júlia Arruda teve quatro mandatos na Câmara Municipal de Natal.
Hermano Morais está em seu quarto mandato como deputado estadual e tem uma carreira política consolidada. Foi eleito pela primeira vez nas eleições de 2011, com 35.294 votos. Além disso, ele exerceu por quatro mandatos o cargo de vereador em Natal, entre 1993 e 2010. Atualmente, também é o presidente do América Futebol Clube, eleito para o triênio 2024/2026.
A recusa de Morais ao convite para a Secretaria de Turismo deixa em aberto o futuro da pasta, que segue sob a liderança de Solange Araújo Portela, enquanto o deputado mantém sua trajetória política na Assembleia.