Em uma eleição marcada por ampla articulação política, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito nesta sexta-feira (1º) o novo presidente da Câmara dos Deputados. Com 444 votos a seu favor, Motta assumirá o comando da Casa pelos próximos dois anos, após uma votação expressiva que, no entanto, não superou o recorde de Arthur Lira (PP-AL) de dois anos atrás, ficando 20 votos abaixo.
O resultado reflete o apoio de uma ampla coalizão de partidos governistas, de centro e até da oposição, que se uniram em torno do nome de Motta para a presidência. O deputado sucede Arthur Lira, que esteve à frente da Câmara nos últimos quatro anos e, em gesto de continuidade, apoiou a eleição de seu sucessor.
A vitória de Hugo Motta é fruto de uma série de negociações e acordos com diversas bancadas, que começaram a ser articulados ainda em outubro de 2024. O deputado recebeu o apoio formal de praticamente todos os partidos da Casa, com exceção do PSOL e do Novo, que decidiram lançar candidatos próprios para a disputa. A eleição, que contou com uma intensa troca de apoios e promessas de agenda, marca o início de um novo ciclo para a Câmara dos Deputados.