Em um evento realizado na manhã desta segunda-feira, 24/07, na sede do escritório regional do SEBRAE em Mossoró, prefeituras, entidades representativas e empresas privadas reuniram-se com o propósito de aprovar o Estatuto e compor a Diretoria da Instância de Governança Regional (IGR) da Costa Branca.
As chamadas IGRs, onze no total em todo o Estado do Rio Grande do Norte, são recomendações do Ministério do Turismo, e apenas os municípios que fazem parte do Mapa do Turismo da entidade governamental federal podem participar de uma IGR.
Este novo modelo implantado no Estado substituirá os conselhos do Polo de Desenvolvimento do Turismo, cuja gestão era realizada desde 2005 pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR/RN), que se reunia a cada 3 meses em assembleia ordinária para deliberar sobre as ações turísticas na região.
Com a criação da IGR Costa Branca, uma associação de direito privado de interesse público, as ações em prol do fortalecimento do Turismo na região da Costa Branca serão mais céleres e efetivas, pois, por se tratar de uma empresa privada, muitos aspectos burocráticos deixarão de existir.
Além disso, a IGR Costa Branca terá autonomia para firmar convênios e obter recursos junto ao Ministério do Turismo e outras entidades das esferas pública e privada, bem como participar de feiras de negócios e organizar eventos.
A IGR Costa Branca terá um estande no Festival Gastronômico de Tibau, programado para os próximos dias 28 a 30 de julho, e possivelmente na Feira Industrial e Comercial da região Oeste (FICRO), que será realizada em outubro em Mossoró e está completando 35 anos de existência.
A reunião contou com a participação de representantes das secretarias de turismo dos municípios que compõem a IGR Costa Branca: Mossoró, Tibau, Grossos, Baraúna, Serra do Mel, e de instituições representativas como o SEBRAE, SENAC, UNP e Mossoró Convention, além de outras empresas do setor privado, como a Proturismo, e empresários do setor turístico. Apenas Areia Branca não enviou representantes.
Ficou definido que a sede da IGR Costa Branca será em Tibau, sendo o município escolhido para assumir a presidência da IGR pelos primeiros dois anos de mandato da Associação, após votação dos presentes. O Mossoró Convention integrará o Conselho Fiscal da entidade.
A reunião foi conduzida por representantes da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR/RN) e da Start, empresa contratada pelo Governo do Estado para prestar assessoria no processo de criação das IGRs (um total de 11) no Rio Grande do Norte.
“A criação da IGR Costa Branca é uma vitória para o turismo da região, que agora terá uma entidade que representará os anseios dos municípios e atuará em conjunto com o propósito de tornar a região oeste um destino turístico forte e presente nas prateleiras das agências de viagens, não só do Rio Grande do Norte, mas de todo o Nordeste”, avaliou Oberi Penha.