Foi no ano 1915 que ocorreu a chegada da primeira linha ferroviária na cidade de Mossoró. O trecho ligava o município ao Porto Franco, na época instalado na cidade de Areia Branca. Hoje o local é território de Grossos e o Porto não funciona mais. Ao longo de mais de trinta e cinco anos, a estrada ferroviária foi expandida até chegar ao município de Sousa/PB. A chegada do trem em Mossoró já era um desejo antigo e a transformação econômica nos anos após a inauguração justifica a expectativa.
Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e pesquisador, Gabriel Leopoldino publicou um trabalho que analisa a ferrovia Mossoró-Souza e como ela tornou Mossoró uma importante estação do Estado. “Logo depois que o primeiro trecho foi inaugurado e depois que se inaugurou um trecho até São Sebastião (hoje Governador Dix-Sept Rosado), década de vinte, Mossoró já começou a ter um boom econômico por causa dessa ferrovia,” explica o professor.
O avanço econômico ligado a chegada das ferrovias se deve principalmente a facilidade de transportar produtos, tanto para exportação como importação. Algodão, sal e gesso eram as principais mercadorias que saiam da estação de Mossoró. Ao mesmo tempo em que, com a expansão, a produção das cidades mais ao interior da região oeste também podia ser escoada através das linhas de ferro para estação Mossoroense.
“Mossoró, obviamente, beneficiava o algodão, o algodão chegava bruto e ele era descaroçado, separado e classificado para exportação em casas de Mossoró. (…) A indústria salineira começou a se situar em Mossoró e as casas exportadoras e importadoras também,” relata o professor.
Entre as décadas de 80 e 90 com a falta de investimento no sistema ferroviário, o trem parou de circular em Mossoró. Porém, as transformações na cidade devido às ferrovias podem ser observadas, sob diversas formas, até nos dias atuais. A própria organização urbanística do município e a localização de comércios devem muito ao tempo que se ouvia o som da Maria Fumaça.
O trabalho “A capital do oeste sobre trilhos: a ferrovia Mossoró-Souza e a consolidação da centralidade regional de Mossoró-rn (1920-1941)” é uma pesquisa realizada por Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros, professor doutor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFERSA e pesquisador associado do grupo de Pesquisa História da Cidade do Território e do Urbanismo (HCUrb). E por Breno de Assis Silva Araújo, Licenciando em Geografia pela UFRN. Confira na íntegra.