Em um movimento político estratégico já pensando nas eleições de 2026, o deputado estadual George Soares, forte liderança no município de Assú e na região Vale do Açu, deve assinar ficha de filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Seu objetivo seria alçar voo mais alto e disputar uma vaga na Câmara Federal. Enquanto isso, seu irmão, Gustavo Soares, atual prefeito de Assú, deverá disputar a vaga a ser deixada por George na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
A possível dobradinha entre os irmãos Soares representa uma mudança significativa no tabuleiro político potiguar, sobretudo no Vale do Açu, onde um dos principais afetados seria o deputado federal João Maia, que atualmente conta com o apoio de George e Gustavo na região. A perda dessas parcerias estratégicas pode representar dificuldade para Maia em suas futuras empreitadas políticas.
Olhando para o futuro mais próximo, a maior preocupação dos irmãos Soares está voltada para a sucessão municipal de Assú no pleito eleitoral do próximo ano. Atualmente em seu segundo mandato como prefeito, Gustavo tentará eleger um sucessor em meio a um ambiente político acirrado, enfrentando a forte oposição liderada pelo ex-prefeito Ivan Júnior, que perdeu para George por apenas 5 votos de diferença em 2020 e já se articula novamente para uma nova investida visando a retomada do comando do município.
A cidade de Assú, conhecida por seu potencial econômico e influência na região do Vale do Açu, torna-se um ponto estratégico nas movimentações políticas dos Soares. A definição de seus futuros cargos e a eleição de um sucessor para Gustavo Soares no próximo ano serão elementos-chave para o fortalecimento da influência política dos irmãos na região, especialmente no que diz respeito as ambições de ambos nos cenários estadual e federal.
À medida que as peças se movem no xadrez político do Vale do Açu, resta acompanharmos de perto os desdobramentos que moldarão o futuro político da região ao longo dos próximos anos.