Kaline Amorim, esposa do médico e deputado estadual de segundo mandato pelo RN, Dr. Bernardo Amorim (PSDB), poderá disputar a prefeitura de Patu-RN, sua terra natal, no pleito de 2024. Em 2022, Kaline foi candidata a deputada federal pelo MDB e se sagrou a mais votada naquele município com 3018 votos (41,71%). Já o Dr. Bernardo foi o mais votado para estadual com 3133 votos (43,16%). O detalhe é que ambos contaram com o apoio do atual prefeito do município, Rivelino Câmara (MDB), que exerce o seu segundo mandato e, sem possibilidade de nova eleição, naturalmente deverá apoiar o projeto de Kaline Amorim que juntamente com seu esposo tem relevantes serviços prestados em Patu, especialmente na área da saúde.
A liderança e influência política de Dr. Bernardo na região vai muito além das fronteiras de Patu. Nos municípios de Almino Afonso e Rafael Godeiro, por exemplo, ele praticamente comanda o jogo político. O primeiro é administrado por uma filha, enquanto o segundo é administrado por uma cunhada. Já em Caraúbas, a fragilizada oposição ao atual prefeito Juninho Alves (PSDB) deseja que o parlamentar estadual conduza seu rumo no pleito de 2024. Inclusive o nome da própria Kaline Amorim já foi colocado em balão de ensaio para uma eventual disputa contra Givago Barreto, já escolhido como o nome da situação para a sucessão de Juninho. Entretanto, a ideia de disputa da prefeitura da sua terra natal com o apoio do grupo governista se mostra muito mais atraente para o casal Bernardo e Kaline.
Aguardemos os próximos capítulos.
RUMORES
De que Bernardo Amorim já confirmou que Kaline irá mesmo pleitear a prefeitura de Patu em 2024. Isso acontecerá, será sem sombra de dúvidas, uma candidata fortíssima. Ele fará de tudo para o êxito e, pelas conjecturas, não terá grandes dificuldades. O citado parlamentar estadual é dos que gosta de fazer política e, como dizemos na gíria popular: “não tem preguiça pra isto”. Entretanto, tudo passa pelo apoio do prefeito Rivelino Câmara, de forma que uma negativa do gestor tornaria o jogo muito mais difícil para o casal Bernardo e Kaline.
CARAÚBAS
Naquele cidade, também se conversou que Kaline Amorim seria candidata a prefeita. Eu quero acreditar que não passou de mera especulação de terceiros ligados à oposição e da própria mídia que faz a crônica política da região. É bem verdade que o Dr. Bernardo Amorim tem uma forte influência política naquele município, mas penso que dificilmente haveria este confronto com os irmãos Juninho e Eugênio Alves, os quais, diga-se de passagem, conduzem muito bem a gestão municipal, bem como a cena política da terra das caraubeiras. A verdade é que todos os caminhos levam Bernardo e Kaline para Patu.
NEILTON DIÓGENES
Deputado estadual eleito do RN e ainda vice-prefeito de Apodi, já não caminha mais lado a lado com o prefeito Alan Silveira. Adota uma maneira diferente de fazer política, e diga-se de passagem, até então vitoriosa, haja vista que, em dois anos, envolveu-se em duas disputas e venceu ambas. Neilton hoje é, sem dúvidas, o político de maior importância na cidade. Além da trajetória vitoriosa na política, tem uma história de vida bonita para contar e inspirar os apodienses e demais potiguares. É vencedor pelos seus próprios méritos. Deverá comandar a oposição em 2024 e apontar um rumo de mais progresso para Apodi.
HORTÊNCIA REGALADO
Uma jovem com destaque nos pleitos que se envolve em Apodi. É na verdade, uma pessoa a gozar de grande credibilidade. Na política, foi revelada quando disputou com êxito a vereança naquele município em 2012. Obteve a maior votação para o cargo no pleito. Depois, foi alçada para vice na primeira eleição do atual prefeito Alan Silveira, onde fez a diferença. Seu pai, o ‘Solon do Arroz’, dispõe de grande prestígio na zona rural, mais precisamente na região de Várzea e áreas adjacências.
HORTÊNCIA REGALADO II
Teve participação importante na eleição de Neilton Diógenes a deputado estadual em 2022 e, dessa forma, com certeza, se acha inserida nos projetos dele em relação ao processo eleitoral de 2024 em Apodi, quando será escolhido(a) o(a) novo(a) prefeito(a) daquele município. Dada a oposição que se organiza e se articula contra as ambições do atual gestor, tudo leva a crer que aquele município oestano viverá uma campanha eleitoral das mais acirradas da sua história. Esperar pra ver.
GRUPO FORTE
É o que se comenta na cidade do Apodi, pois conta com políticos de boas referências, bem posicionados na cena política, a serem coordenados pelo grande empresário e deputado Neilton Diógenes. Ele é um homem de bom relacionamento com todos os segmentos da sociedade apodiense. Junta-se ao vereador Júnior Carlos, que não comporá com o grupo do prefeito Alan Silveira. E a união dos dois e de outros nomes, haverá de resultar num grande projeto político-administrativo para Apodi.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Seguem fervendo as articulações com vistas ao biênio 2025/2026, já que o primeiro já é fato consumado, pois o atual presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), não terá dificuldade de ser reeleito com os votos de todos seus pares. O problema está no segundo biênio, já que a base da governadora Fátima Bezerra tem dois pretendentes, os quais são os deputados George Soares e Kleber Rodrigues. Enquanto Tomba Farias trabalha com afinco na oposição. Briga árdua até 1º de fevereiro.
BARAÚNA
Vive hoje um momento festivo na política. Um filho tornou-se deputado estadual no pleito passado. Trata-se de Ivanilson Oliveira (União Brasil), um cidadão simples, de boa conversa, equilibrado e que pensa positivo com relação à sua terra e a região. Ele já vinha de um grande feito, haja vista que, na última eleição municipal, conduziu a campanha e fez sua irmã Divanice Oliveira prefeita, derrotando o sistema até então no poder e com uma expressiva maioria.
SALOMÃO GOMES
Prefeito de Felipe Guerra, no Médio Oeste do RN. Em seu primeiro mandato, conduz a gestão mais bem avaliada da história daquele município, mesmo tendo herdado uma terra arrasada e com as finanças altamente desequilibradas. Como ele mesmo disse em seu discurso, quando fez leitura anual na Casa legislativa: “com dívidas milionárias”. Mesmo assim, com muita habilidade, responsabilidade e compromisso, conseguiu negociar e quitar débitos, retirar o município da inadimplência e, com isto, equilibrou as contas públicas e agora faz Felipe Guerra avançar. Até o momento, sem adversário a altura em seu radar para o pleito de 2024, quando deverá disputar a reeleição.
CÂMARA DE MOSSORÓ
Essa legislatura tem sido muito produtiva. É, provavelmente, a mais produtiva da história. Além de ter um clima de muita harmonia entre os pares. Tudo muito bem conduzido, através do diálogo, pelo presidente vereador Lawrence Amorim. Este não teve dificuldades de ser eleito e reeleito com apoio quase de todos. Apenas dois foram contra na recondução dele ao cargo no biênio 2023/2024. É a prova do trabalho que realiza à frente do legislativo mossoroense.
ALLYSON BEZERRA
E o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, continua o seu ritmo acelerado também no mês de janeiro. É que pra ele não existem férias. Tem trabalhado os 12 meses do ano como se não existisse recesso. Tem aproveitado este período para fazer um ajuste em sua equipe trocando secretários e fazendo remanejamento de outros; reunindo equipe e traçando metas para preparar o município rumo ao futuro. Sempre vendo o que existe de melhor para o seu povo. É comportamento a não diferir nem um pouco de quando assumiu o mandato em 2021. Diariamente é fácil encontrá-lo caminhando pelos bairros da cidade, do centro aos locais mais distantes. E nesses périplos, visita obras, assina ordens de serviços, entrega benfeitorias. Tudo isto o tem elevado a avaliações, cada vez maiores por parte da população local, o projetando ainda para além divisas entre os municípios. É Mossoró nos trilhos. De parabéns.