O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma reunião de líderes durante o recesso parlamentar para discutir assuntos importantes da agenda legislativa. O encontro, que ocorrerá na tarde de hoje na Residência Oficial da Câmara, contará com a presença de parlamentares, sendo que aqueles que não estão em Brasília participarão por videoconferência.
De acordo com aliados de Lira, o principal tema do encontro será a eleição para os cargos na Mesa Diretora da Câmara, mas é praticamente certo que a reunião também tratará do bloqueio de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares determinado pelo ministro Flávio Dino. A decisão, publicada na última segunda-feira (23), cita possíveis irregularidades no processo de liberação das emendas e autorizou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal.
A ação foi movida pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que questiona a decisão de Lira de suspender o funcionamento das comissões da Casa, o que impediu a deliberação das emendas de comissão. Além disso, o PSOL também contesta um ofício, assinado por 17 líderes partidários, que solicita o pagamento de mais de 5,4 mil emendas, incluindo novas indicações no valor total de R$ 180 milhões, com a maior parte dos recursos destinada ao estado de Alagoas, reduto eleitoral de Lira.