
Pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 10 e 11 de fevereiro de 2025 revela uma significativa queda na avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os eleitores católicos. A porcentagem dos que consideram o trabalho do governo como “ótimo” ou “bom” caiu de 42% em dezembro de 2024 para 28%, representando uma redução de 14 pontos percentuais.
A pesquisa, que entrevistou 2.007 eleitores em 113 municípios brasileiros, aponta também um aumento nas avaliações negativas do governo entre católicos. Os que classificam o governo como “ruim” ou “péssimo” subiram de 30% para 36%.
Além disso, os evangélicos também registraram uma queda na avaliação positiva do presidente, passando de 26% em dezembro de 2024 para 21% em fevereiro de 2025. O índice de avaliações negativas entre os evangélicos também subiu de 43% para 48%.
A pesquisa do Datafolha confirma uma tendência observada em outras sondagens, como a do PoderData, que já havia mostrado uma queda na popularidade de Lula no início do ano. No comparativo das duas pesquisas, o presidente registra atualmente seu pior momento no terceiro mandato.

Avaliação geral do governo de Lula
- PoderData (janeiro de 2025):
Ótimo/bom: 24%
Regular: 33%
Ruim/péssimo: 40%
Não sabem: 3% - Datafolha (fevereiro de 2025):
Ótimo/bom: 24%
Regular: 32%
Ruim/péssimo: 41%
Não sabem: 2%
Esses resultados refletem o crescente descontentamento de segmentos importantes da sociedade brasileira com a administração de Lula, especialmente entre as comunidades católica e evangélica. O impacto dessa mudança de percepção poderá influenciar o cenário político nas próximas eleições e definir rumos para o governo federal.