
Em uma assembleia conjunta com o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed/RN) realizada nesta quarta-feira (27), os médicos do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) deliberaram aprovar um indicativo de greve a partir do dia 30 de dezembro. A decisão foi motivada pelo não cumprimento do pagamento do mês de agosto, que deve ser efetuado até o dia 29 de dezembro pela empresa de Serviços de Assistência Médica e Ambulatorial (Sama).
Conforme o acordo estabelecido entre a Justiça Federal do Trabalho, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) e a Sama, o pagamento referente a agosto deveria ser realizado até o dia 27 de dezembro. No entanto, os médicos afirmam que a decisão foi descumprida, sem qualquer comunicado oficial da Sama ou Sesap sobre a situação.
Os profissionais de saúde já haviam iniciado uma paralisação no dia 8 de dezembro devido aos atrasos nos salários. Essa mobilização foi encerrada após o pagamento do mês de julho, realizado no dia 15 do mesmo mês. No entanto, os médicos alegam que não houve regularidade nos pagamentos subsequentes.
“Ao persistir no descumprimento do acordo e desrespeitar o direito da categoria em receber pelos serviços prestados, um novo movimento grevista pode ser deflagrado a partir do dia 30 de dezembro, impactando o atendimento no hospital de referência do Oeste Potiguar”, alerta um trecho da nota divulgada pelos médicos. A categoria reforça a necessidade do pagamento pontual dos salários como condição para evitar a paralisação de suas atividades.