O mossoroense Nilson Florentino Júnior, 27 anos, foi anunciado nesta segunda-feira (14) como membro da equipe de transição do Governo Lula. Além dele, outros dois potiguares integram a lista de nomes que farão parte da transição do governo federal. Em entrevista ao TCM Notícia, Nilson Florentino falou sobre a indicação.
Graduado em Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas, Florentino Júnior é pós-graduando em Gestão Pública, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Atualmente é subcoordenador de Articulação Institucional da Juventude do Estado e secretário nacional adjunto da Juventude do PT. Para o mossoroense, o convite foi motivo de alegria e também de responsabilidade.
“Para mim é uma honra representar Mossoró nessa comissão de transição. Na condição de representante nesse governo de transição no segmento da juventude, levo essa tarefa com muita honra, e também com muita responsabilidade, não só pensar nos jovens de todo o Brasil, mas especificamente nos jovens de Mossoró”, diz Florentino Júnior.
Florentino deve embarcar na próxima semana para Brasília, onde ficará por aproximadamente um mês trabalhando na elaboração de possíveis políticas voltadas à juventude do país, que possam ser implantadas pelo próximo governo.
“Nosso trabalho vai ser organizado em várias frentes. Num primeiro momento a gente vai se reunir lá em Brasília para identificar como se encontra a Secretaria Nacional de Juventude atualmente. Os programas e projetos que estavam sendo executados pela SNJ, bem como também o orçamento que foi destinado. Também iremos discutir junto ao Conselho Político quais são os programas estruturantes que nós queremos recuperar, e também de novos programas que nós pretendemos estar implantando”, conta Florentino Júnior.
De acordo com ele, a equipe técnica terá que enviar um relatório final com as pautas que envolvem a juventude até o dia 10 de dezembro para a futura equipe que vai compor o Governo Lula. Nilson espera que sua participação numa transição nacional possa instigar a participação política da juventude, bem como chamar a atenção dos poderes municipais
“Que a partir processo a gente não só instigue que os jovens, que eles possam acompanhar esse processo por ter um jovem de Mossoró compondo a equipe, mas também que se estimule os legisladores municipais a pensarem sobre política da juventude. Que o executivo municipal também tenha esse olhar voltado pra juventude. Vou levar a coragem e a resistência do povo de Mossoró pra desbravar Brasília nesse processo de transição, que vai ser muito importante pra o País”.
Além de Florentino Júnior, o potiguar Gabriel Medeiros de Miranda, subsecretário da Juventude do Governo do Estado, também vai fazer parte da equipe. Ambos vão integrar o grupo técnico de Juventude de transição do novo governo.
Fazem parte da equipe também Bruna Chaves Velaz (AM), Jiberlândio Miranda Santana (ES), Keli dos Santos Araújo (MA), Marcos Barão (RJ), Nádia Beatriz Martins Garcia Pereira (GO), Thiago Augusto Morbac (RS) e Sabrina Santos (SP).
O empresário e artista José Luiz Penna, que natural de Natal, também participa do processo no Conselho Político de Transição, com partidos aliados.
TCM Notícia