A cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, está recebendo um mutirão de limpeza de poços instalados em suas comunidades rurais. A iniciativa é fruto da colaboração entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e a Secretaria de Estado de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (Semarh/RN). O objetivo principal é revitalizar e garantir o funcionamento adequado desses importantes recursos hídricos.
O mutirão concentra-se em poços que enfrentam obstruções ou acúmulos de sujeira, o que tem afetado seu funcionamento. Até o momento, as equipes já passaram por diversas localidades rurais, incluindo Riachinho, Jurema, Cordão de Sombra I e II. Até o final do mês de agosto, a previsão é que a ação alcance a limpeza de mais oito poços, totalizando 12 apenas nesse período.
Segundo Raniere Barbosa, gerente de Desenvolvimento Rural da Seadru, a parceria com a Semarh/RN surgiu a partir de uma solicitação da própria Secretaria. “Foi uma solicitação que a Seadru fez à Semarh para poder fazer a limpeza nos poços que tinham muita sujeira e que estavam sem funcionar. A Semarh vem com todo o equipamento de limpeza para o trabalho nesses poços. Fazemos o bombeamento, o teste de vazão de cada poço e chegamos para viabilizar o poço daquela comunidade”, explicou.
Essa colaboração já está em andamento desde o início do ano e tem beneficiado várias outras localidades rurais, incluindo o Assentamento Hipólito. “A gente tem feito esse trabalho em algumas comunidades, a exemplo do Assentamento Hipólito. O poço estava precisando de uma limpeza há muitos anos”, ressaltou Raniere Barbosa.
Além do Assentamento Hipólito, a força-tarefa de limpeza já percorreu outras comunidades rurais, como Alagoinha, Senegal, Bom Destino, Moinho de Velho, Panela do Amaro e Passagem do Rio. A iniciativa tem como propósito garantir o acesso à água de qualidade para as comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população local.