O cenário político de Apodi-RN vive a iminência de novos e relevantes acontecimentos. É que informações dão conta que o deputado estadual Neilton Diógenes, eleito em 2022 pelo PL, poderá seguir os passos do deputado federal João Maia (PL) que deverá migrar para o MDB. A possível filiação de Neilton ao mesmo partido do atual prefeito do município, Alan Silveira, indicaria uma reaproximação do parlamentar estadual com o governismo municipal.
Neilton Diógenes, que anteriormente ocupava o cargo de vice-prefeito de Apodi, foi eleito em 2020 na chapa de reeleição de Alan Silveira. No entanto, em 2022, Diógenes se distanciou do governismo local ao perceber que não teria o apoio do prefeito Alan Silveira para sua candidatura a deputado estadual. Desde então, Neilton tem adotado uma postura neutra e cautelosa.
Essa postura, embora lhe permita preservar pontes em relação à situação, dificulta e muito a vida do parlamentar no que diz respeito à confiança da oposição. Com a falta de espaço para indicar um nome de confiança para liderar a chapa da oposição, Neilton pode acabar optando pelo “caminho mais fácil” e indicar o candidato a vice-prefeito da chapa governista, que será encabeçada por Luciano Moura (MDB), atual chefe do gabinete civil do município e escolhido pelo prefeito Alan Silveira como seu sucessor.
Essa possível nova aproximação entre Neilton e Alan dificultaria ainda mais o jogo para a oposição apodiense, que recentemente se reorganizou dentro do possível e agora busca emplacar o nome do empresário Gyliard Oliveira (PSD) como o candidato para enfrentar Luciano Moura no pleito municipal do próximo ano. Um eventual apoio do agora deputado Neilton a chapa governista representaria uma importante somatória de forças, tornando a Luciano Moura ainda mais favorito a vencer a disputa pela prefeitura.
Os próximos passos do deputado Neilton Diógenes serão acompanhados de perto pelos cidadãos apodienses, os quais aguardam com expectativa as definições políticas para as eleições municipais e os possíveis impactos dessa movimentação no rumo administrativo do município.