São milhões de locais espalhados pelo mundo, desde casas, edifícios, lojas, comércios até escolas. Essa lista é extensa e abrange áreas rurais ou urbanas, distritos industriais, conjuntos habitacionais, áreas militares e universidades renomadas. Em nossos pensamentos, frequentamos e vivemos nesses diversos lugares diariamente.
Ao matricular-se em uma escola, espera-se encontrar uma estrutura física adequada, professores motivados, alimentação de qualidade e um alto nível de educação, refletindo em um bom desempenho dos alunos.
Agora, imaginemos mudar nosso local para a Zona Rural. Nesse cenário, esperamos encontrar um atendimento similar ao da Zona Urbana, com postos de saúde eficientes, segurança pública garantida e alunos com a mesma qualidade de ensino das cidades.
Continuando a reflexão, idealizamos universidades de excelência, cujos ex-alunos já receberam prêmios NOBEL, com a ciência sendo prioridade em suas ações acadêmicas.
Mas, se aprofundarmos a reflexão, perceberemos que, na verdade, enfrentamos um grande problema em nosso país. Pagamos mais de um terço de nossos rendimentos mensais para ter acesso a serviços básicos. É como pagar por um celular novo e receber um quebrado ou adquirir 1 kg de feijão e receber apenas 200 gramas.
Infelizmente, vemos filas intermináveis nos hospitais públicos, pessoas morrendo enquanto esperam, estradas em péssimo estado, segurança pública deficiente e escolas em ruínas. Não há contrapartida visível das contribuições mensais por meio dos tributos que pagamos.
Em uma nação com um estado cada vez maior e mais forte, o cidadão comum é explorado pelas tributações, levando-o à miséria enquanto o Estado consome enormes recursos.
Façamos um exercício de imaginação e compararemos nossos serviços públicos com os da Noruega, Canadá ou Finlândia. Aquele devaneio se torna uma possibilidade realista. No entanto, aqui no Brasil, especialmente no Rio Grande do Norte, o desafio parece insuperável. Isso não é um tom vibrante, mas sim uma triste constatação que afeta, sobretudo, os mais pobres.
Ao retornarmos às páginas deste portal, agradecemos ao amigo Erinaldo Silva pelo convite e continuaremos a abordar temas variados, preservando sempre a veracidade dos tópicos e oferecendo exclusividade em cada texto disponibilizado.
Santa Palavra
Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7
A paz
Está cada vez mais tênue no nosso país. É notório que temos uma educação voltada à competição constante, isso leva a disputas em todos os âmbitos. Agora, com a acirrada briga política e ideológica entre “esquerda X direita”, sem previsões de pacificação, será ainda mais difícil conseguirmos a paz que tantos almejam. Sugiro buscar Naquele que excede todo o entendimento. A Paz!
Você vendedor
Por força das circunstâncias, migrei para o segmento de vendas. Uma área que via como importante, mas nunca havia sentido o quanto é emocionante e gratificante atuar nela. Conhecer muitas pessoas, de todas as classes sociais, viajar, ser remunerado de forma justa, aprender dos mais diversos segmentos do mercado, enfim, aquele que inicia tudo em qualquer empresa. Nesse espaço buscarei trazer reflexões sobre o nobre ato de vender. Faculdade, cursos, congressos, workshop, experiência como professor universitário. Tudo isso será fonte para os Lampejos que teremos nesse espaço. Até lá!
“O entusiasmo é a maior força da alma. Observa-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas.” (Napoleon Hill)
Mossoró 2024
Quem é do ramo, já inicia as conversas mais quentes a respeito das eleições para prefeito e vereadores no próximo ano. Com as regras vigentes, a organização partidária da nominata será uma arma eficaz para o êxito nas urnas. É provável que tenhamos uma renovação no mesmo nível daquela que ocorreu em 2020, pela postura de alguns edis com mandatos, o índice de novos legisladores pode ser ainda maior.
Agora é Já!
É com um artístico pleonasmo temporal que a pré-campanha do Sub-Tenente da reserva da Polícia Militar, Jailson Nogueira, dá início em Mossoró. Filho do ex-vereador Aldenor Nogueira, é mais um da respeitosa prole dos Nogueiras que poderá chegar à Câmara Municipal. Pelo que ouço falar, vem forte!
Liberdade
Um tema que se discute há milênios e que volta à pauta nos atuais momentos de mudanças que o país vivencia. Para punição por excessos, já existem os códigos civis e penais. Extirpar a liberdade em qualquer nível passa a ser uma punição sem justificativa, antes mesmo da lei chegar. Nem parece, mas estamos em um estado democrático de direito.
Energia
O segmento já é o que sofre o maior nível de evolução em todo o mundo. Antes, cativo a um único fornecedor, os consumidores viam grande parte de sua produtividade ir para saldar contas de energia. Custos altíssimos agora podem ser economizados. Energia solar, eólica, mercado livre de energia, tudo isso vem para tornar.
Um abraço
Aqui serão abraçadas aquelas figuras que, de algum modo, contribuem para um mundo melhor. O primeiro abraço, bem apertado, vai para todos os Padres e Pastores que mantêm a fé em Jesus Cristo, guiando milhares de pessoas rumo ao caminho da justiça, da paz e do Amor. Deus abençoe cada um de vocês.
Meus lampejos
Nos vários ciclos da vida que passamos e iremos passar, vale sempre manter uma característica para que tudo realmente valha a pena: a integridade.
Obrigado por nos acompanhar!