Por William Robson
Não é mais novidade. A imprensa já divulgou nesta segunda-feira (5) que a Prefeitura de Mossoró encerrará o ano apresentando um plano de metas para os anos seguintes. O chamado Programa Estratégico de Metas e Investimentos tende a contemplar áreas diversas do município e, segundo a assessoria, “tem como objetivo acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e resolver problemas e gargalos históricos enfrentados pela população”.
Como citado, serão áreas que passam pelo meio ambiente, saúde, educação, emprego e renda, pavimentação, acessibilidade, causa animal, mobilidade urbana, eficiência energética, construção e reforma de prédios. A novidade está nos detalhes que garantem ao prefeito Allyson Bezerra a implantação deste plano de metas.
Nesta quarta-feira (7), o prefeito vai anunciar o plano em forma de carta de intenções. Serão projetos que serão realizados nos próximos dois anos. Alguns podem extrapolar este prazo. Entre os projetos que serão divulgados à imprensa estarão a duplicação da ponte que liga o Centro ao Alto de São Manoel, uma obra que pode varia entre R$ 3 milhões e R$ 6 milhões dependendo das condições de sua estrutura. Como se sabe, o trânsito da Avenida Presidente Dutra se afunila ao alcançar a ponte que passa sobre o rio Mossoró.
Outra duplicação prevista no plano é a da avenida Francisco Mota, onde se localiza a Ufersa. Há tempos que se fala nesta obra, com projetos que jamais saíram do papel. A despoluição do rio Mossoró também está no radar dos anúncios do prefeito nesta quarta, o que pode favorecer ao turismo e ao abastecimento de água.
São alguns exemplos, mas de onde virão os recursos? A princípio, o orçamento deverá contemplar as ações do Programa Estratégico de Metas e Investimentos, embora o município tenha um trunfo: a sua boa reputação junto ao Tesouro Nacional. Atualmente com nota A, Mossoró até então estava com nota B no CAPAG, que monitora a capacidade de pagamento de empréstimos. Para se ter uma ideia, Natal está com nota C e Parnamirim, B.
Mossoró logrou este êxito há poucos meses. Adquiriu a possibilidade de realizar operações de crédito com garantia da União junto à Secretaria do Tesouro Nacional, submetendo-se a juros mais baixos nos financiamentos e maior abertura de linhas de crédito, Esta tal capacidade pode dar fôlego aos planos de metas como o que será anunciado. No entanto, o projeto não destaca se será necessário recorrer a este benefício.
O programa será apresentado, partir das 14h, no Teatro Municipal.