Uma operação deflagrada nesta sexta-feira (19) para combater o crime de armazenamento de conteúdos com cenas de abuso sexual de criança e adolescentes cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas de dois suspeitos na região metropolitana de Natal.
A operação Arcanjos VII – realizada pelo Ministério Público e Polícia Civil – tem como alvos dois homens, um de 40 anos e outro de 24 anos, que moram em Natal e Parnamirim, respectivamente. As investigações começaram em 2022.
Segundo os investigadores, os dois suspeitos armazenaram em seus computadores ou aparelhos celulares materiais que continham cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes.
No momento do cumprimento do mandado, os investigadores fizeram buscas para confirmar o armazenamento do material pelos suspeitos. “As evidências colhidas nos locais das buscas serão encaminhadas ao laboratório forense computacional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRN, para serem analisadas”, informou o Ministério Público.
Ao todo, participaram do cumprimento do mandado de busca e apreensão três promotores de Justiça, dez servidores do MPRN, dois delegados de Polícia Civil e 20 agentes da polícia
A operação Arcanjos VII foi deflagrada justamente um dia após o 18 de maio – a data marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No dia 12 de maio, o MPRN e a Polícia Civil deflagaram outra operação semelhante em Mossoró. O alvo da operação acabou preso em flagrante por armazenar cenas de abuso sexual de criança e adolescentes.
Denúncias
O MPRN informou que recebe denúncias anônimas sobre qualquer tipo de crime por meio do Disque Denúncia 127. O cidadão pode ligar gratuitamente para o número. Além do telefone, as denúncias também podem ser encaminhadas por WhatsApp para o número (84) 98863-4585 ou por e-mail denuncia@mprn.mp.br.
g1-RN