Aconteceu na manhã desta terça-feira, 29, na sede do Poder Legislativo Municipal, o encerramento do Curso de Turismo de base comunitária, ministrado no município de Felipe Guerra pelo Senac-RN, em parceria com o Governador Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (Sedetur), e com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), com recursos do programa Governo Cidadão. Com duração de 30 dias, o curso foi ministrado junto a pelo menos 15 pessoas do município, as quais agora estão aptas a atuarem no setor do turismo.
De acordo com o vice-prefeito e secretário da Sedetur, Ubiracy Pascoal, esta foi mais uma ação articulada pelo Governo Municipal com o intuito de despertar a população, em especial os empreendedores locais, para o amplo potencial do município nesta modalidade de turismo, haja vista os inúmeros atrativos que o Felipe Guerra possui na Rota das CaveRNas e em outras localidades.
Durante a solenidade, o Senac-RN também fez a entrega do aperfeiçoamento do inventário da oferta turística do município (Inventur), bem como apresentou sugestões ao município, entre elas mais duas rotas para a exploração sustentável do potencial turístico local. Além da já propagada Rota das CaveRNas, o município teria também a Rota das Águas e a Rota do Cangaço, haja vista que a cidade que já abrigou o cangaceiro lampião é cortada pelo Rio Apodi e possui belas cachoeiras e olhos d’água. A Sedetur acatou.
Outra sugestão apresentada foi a implementação do turismo pedagógico na educação municipal desde o ensino infantil.
O evento também contou com a presença do prefeito, Salomão Gomes, do vereador presidente da Câmara, Marcos Aurélio, do chefe do Gabinete Civil, Jimmy Canuto, entre outras autoridades. Em sua fala, o prefeito Salomão Gomes foi sucinto ao expressar sua satisfação em poder estar à frente de uma gestão que tem o cuidar da população como uma grande prioridade e, ao mesmo tempo podendo contribuir com essa preparação da população e, dos empreendedores locais em especial, para o aproveitamento do potencial econômico percebido no município. Para isso, o gestor reiterou que não medirá esforços e que a equipe da Sedetur terá cada vez mais boas condições de trabalho com este intuito.
Na ocasião, foi servido um café da manhã com a culinária local, o qual foi servido em recipientes oriundos do artesanato de barro, promovendo assim um despertar para mais esta potencialidade econômica do município. Outros itens do artesanato local também foram apresentados ao Senac-RN e público presente.
Confira mais imagens:
Fotos: Noberto Andrade