Na noite desta quarta-feira (1), Paulinho Freire (União Brasil) tomou posse como prefeito de Natal, sucedendo Álvaro Dias. A cerimônia aconteceu no Teatro Riachuelo, na Zona Sul da capital, e foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Eriko Jácome. A vice-prefeita eleita, Joanna Guerra (Republicanos), também assumiu o cargo para o mandato de quatro anos.
Em seu discurso, Paulinho Freire se emocionou ao recordar a trajetória política de grandes figuras do estado, como os ex-governadores Garibaldi Alves e José Agripino, e destacou a importância de se unir ao poder legislativo e aos servidores públicos para o sucesso de sua gestão.
“Agora encaro o maior desafio da minha caminhada pública: governar a cidade que amo com toda a força de meu ser”, afirmou o novo prefeito, que tem mais de 20 anos de experiência no Legislativo.
Freire aproveitou a ocasião para expor seus planos para os primeiros meses de governo, com foco na saúde, educação, trabalho e turismo. Segundo ele, a saúde pública será priorizada, com a garantia de atendimento digno, e a educação passará a formar cidadãos preparados para os desafios do mundo contemporâneo. No campo do trabalho, o prefeito prometeu investir na qualificação da juventude e no fomento ao emprego e renda.
Além disso, a área de turismo será valorizada, integrando as belezas naturais e as tradições locais. “O turismo será valorizado, integrando as belezas naturais com nossas tradições como o artesanato, a gastronomia e as festas populares que são a alma da nossa gente”, disse Freire.
No entanto, o prefeito também anunciou que, nos próximos dias, tomará medidas de contenção de gastos, a fim de garantir recursos para ações emergenciais. “Vamos rever contratos, cortar jetons, gratificações e diárias. Precisamos ter dinheiro para investir na solução dos problemas encontrados”, explicou Freire, mencionando a limpeza das lagoas e o atendimento nas creches e unidades de saúde como prioridades.