Três peixes da espécie pirarucu, cada um pesando mais de 60 kg, foram pescados no último sábado (8) por moradores do município de São Francisco do Oeste, na região do Alto Oeste potiguar. De acordo com os pescadores, os animais mediam cerca de 1,8 metro de comprimento.
Os peixes foram retirados de um açude particular localizado na Fazenda Morais, propriedade de Raul Morais. Segundo o fazendeiro, os pirarucus foram introduzidos no reservatório em 2021 com o objetivo de controlar a população de tilápias na água. No entanto, o crescimento acelerado dos animais acabou se tornando um problema.
“Resolvi colocar um peixe maior para controlar a quantidade de tilápias. Mas os pirarucus cresceram tanto que passaram a comer todos os outros peixes do açude. Por isso, decidi retirá-los. Os três juntos pesaram quase 200 kg”, relatou Morais.
A pescaria contou com a participação de sete pessoas e exigiu várias tentativas até que os pescadores conseguissem capturar os peixes.
“Tentamos mais de dez vezes, mas as redes sempre se rompiam. Agora conseguimos porque trouxeram uma rede de pesca de alto mar, própria para peixes de grande porte”, explicou o produtor.
Outros dois peixes da espécie já haviam sido retirados do açude anteriormente. De acordo com Morais, os pirarucus foram inseridos no reservatório quando ainda tinham apenas 10 centímetros de comprimento.
Dois dos peixes capturados no sábado (8) foram distribuídos entre os pescadores, enquanto o terceiro ficou para o consumo dos proprietários da fazenda.