Após a eleição de Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado, os senadores deram sequência à escolha dos membros da Mesa Diretora, com a votação sendo conduzida por aclamação, conforme acordo prévio entre os partidos. Sem disputas, o novo time de líderes assume importantes funções no comando da Casa Legislativa. Confira abaixo os eleitos:
Presidente: Davi Alcolumbre (União-AP)
O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, terá a responsabilidade de representar a Casa, discursar em seu nome, convocar sessões do Senado e as conjuntas do Congresso Nacional. Além disso, será encarregado de pautar as votações no plenário e supervisionar o funcionamento da instituição. Na ausência do presidente, do vice-presidente da República e do presidente da Câmara dos Deputados, Alcolumbre assumirá a Presidência da República de forma interina.
1º Vice-presidente: Eduardo Gomes (PL-TO)
Eduardo Gomes, do PL-TO, assume o cargo de 1º Vice-presidente e, entre suas atribuições, está substituir o presidente nas ausências, além de ter autoridade, conforme a Constituição, para promulgar uma lei caso haja omissão do presidente da República ou do presidente do Senado.
2º Vice-presidente: Humberto Costa (PT-PE)
O petista Humberto Costa ocupará o cargo de 2º Vice-presidente e, na ausência do presidente e do primeiro vice-presidente, será o responsável por assumir a Presidência do Senado.
1ª Secretária: Daniella Ribeiro (PSD-PB)
Daniella Ribeiro, do PSD da Paraíba, foi eleita 1ª Secretária e terá como funções principais a leitura e recebimento da correspondência oficial e dos documentos do Senado. Ela também será responsável por rubricar os resultados das votações e supervisionar a parte administrativa da Casa, além de expedir as carteiras de identidade dos senadores.
2º Secretário: Confúcio Moura (MDB-TO)
O senador Confúcio Moura, do MDB-TO, assume a 2ª Secretaria, sendo encarregado de lavrar, ler e assinar as atas das sessões secretas realizadas no Senado.
3º Secretário: Styvenson Valentim (PSDB-RN)
Styvenson Valentim, do PSDB do Rio Grande do Norte, ocupará o cargo de 3º Secretário e será responsável por fazer a chamada dos senadores durante as sessões e contar os votos nos pleitos da Casa, além de auxiliar o presidente nas apurações eleitorais.
4º Secretário: Dr. Hiran (PP-RR)
Por fim, Dr. Hiran, do PP de Roraima, exercerá funções semelhantes às do 3º Secretário, colaborando nas tarefas de apuração e contagem de votos.
Com a composição da nova Mesa Diretora, o Senado está pronto para seguir com suas atividades legislativas, com a garantia de uma liderança articulada e estratégica para o bom andamento das sessões.