O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, hoje (28), a prévia da população dos municípios, com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro. Mossoró chegou a 264.181 habitantes este ano – aquém dos 300.618 habitantes oficialmente estimados em julho de 2020.
Coordenador de Área do Censo Demográfico 2022 em Mossoró, Hidelbrando Mota reforça se tratar de resultado prévio, que será alterado em muitos locais, inclusive em Mossoró.
“Mas, embora haja mudança, não será muito significativa. Esse resultado de hoje deve ser bem próximo do resultado definitivo, que será divulgado no final de fevereiro ou início de março”, afirma.
Segundo ele, o IBGE faz atualmente em Mossoró apenas coletas residuais, espécie de rescaldo. “A cobertura no município foi praticamente encerrada, e estamos trabalhando agora em cima da qualidade das pesquisas realizadas”, explica.
Esse trabalho está previsto para ser concluído em janeiro de 2023 e consiste basicamente em procurar domicílios com moradores ausentes quando da visita do recenseador, observar se houve algum erro por parte do pesquisador, etc.
Hidelbrando Mota acrescenta: moradores que acharem que não foram recenseados, podem entrar em contato telefônico no número 137 e uma equipe do IBGE fará esse recenseamento, caso realmente não tenha ocorrido a entrevista na casa.
“A ideia é encerrar esse trabalho qualitativo em janeiro. Ao final de fevereiro e início de março, será divulgado o resultado definitivo do Censo Demográfico 2022 no Brasil inteiro”, conclui Mota.
População brasileira é superior a 207 milhões
Conforme a prévia do IBGE divulgada hoje, o Brasil chegou a 207.750.291 milhões de habitantes este ano. A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU).
Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.
O IBGE informa que estudou propostas para cumprir as obrigações legais em relação à divulgação das populações municipais.
Após análises, a equipe do instituto concluiu que o melhor modelo é o que utiliza os dados do Censo 2022 nas cidades onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios.
Realidade
“A missão do IBGE é retratar a realidade. Com a discussão das propostas, escolhemos a que chega o mais próximo possível da realidade populacional nos domicílios do país”, afirmou à Agência Brasil o coordenador técnico do Censo, Luciano Duarte.
As informações divulgadas foram entregues nesta quarta-feira ao TCU para fins de cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes. A tabela com a prévia da população para cada município será publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Blog Regy Carte