in , , ,

Potiguares presos pelo 8 de janeiro começam a ser julgados nesta sexta-feira, 14

Pelo menos três potiguares serão julgados hoje, acusados de participação nos ataques aos Três Poderes em 2023

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, tem início o julgamento dos potiguares detidos e indiciados pelos eventos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A Polícia Federal e o Supremo Tribunal Federal (STF) conduziram investigações minuciosas para identificar os envolvidos nas depredações das sedes dos Três Poderes, resultando na abertura de processos judiciais para as pessoas que foram presas em flagrante ou indiciadas.

O advogado Fábio Medeiros, do escritório Medeiros & Nascimento, que representa os potiguares, afirma que seus clientes não participaram dos atos de vandalismo nos prédios públicos. “Eles chegaram a Sobradinho na madrugada de 8 para 9 de janeiro, onde pernoitaram. No dia 9, ao saírem para conhecer a cidade, foram surpreendidos por uma operação policial e conduzidos aos ônibus da Polícia Federal, sendo presos sem evidências concretas de envolvimento nos crimes”, explica Medeiros.

Os eventos de 8 de janeiro repercutiram por todo o Brasil, com centenas de pessoas sendo detidas após os ataques às sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Até o momento, mais de 1.900 indivíduos foram denunciados, com cerca de 450 já condenados, além de aproximadamente 600 acordos de não persecução penal firmados para crimes de menor gravidade.

A defesa dos potiguares mantém uma posição otimista, baseada na falta de provas que liguem seus clientes aos atos criminosos. “As investigações indicam que eles não adentraram os edifícios públicos nem participaram das depredações. Eles estavam em Brasília com o único intuito de fazer turismo, sem qualquer intenção de causar distúrbios”, salienta o advogado.

Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes determinou o restabelecimento de perfis nas redes sociais que haviam sido bloqueados, uma medida que coincidiu com a visita da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) ao Brasil. A delegação da CIDH se reuniu com ministros do STF para discutir as investigações em andamento e as políticas adotadas em relação aos eventos de 8 de janeiro.

O julgamento dos potiguares, que se inicia hoje, é aguardado com grande expectativa. A defesa acredita que, diante das evidências que apontam para a não participação de seus clientes nos crimes, eles poderão ser absolvidos, encerrando de forma favorável este capítulo das repercussões geradas pelos ataques a Brasília.

Avatar photo

Postado por Eryx Moraes

Eryx Moraes é um jornalista potiguar de destaque, nascido em 25 de março de 1985 em Felipe Guerra, RN. Com uma carreira brilhante e apaixonado pela comunicação, ele se tornou influente na região, conquistando o respeito dos mossoroenses e sendo agraciado com a cidadania mossoroense. Sua experiência inclui passagens por rádios e jornais impressos, abordando com competência temas diversos, desde política e economia até outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Processos por erro médico crescem 506% em um ano e já são 203 por dia no Brasil

Senadora Zenaide Maia e prefeito Jaime Calado se reúnem com Gilberto Kassab em Brasília