A atual prefeita de Baraúna-RN, Divanize Oliveira (PSD) está deitada em berço esplêndido e sem adversário à sua altura para o pleito eleitoral de 2024, quando certamente ela irá à reeleição. Dois levantamentos realizados pelo MOSSORÓ NEWS mostram o amplo favoritismo da atual gestora baraunense e a total decadência de todas as alas opositoras no município.
No primeiro levantamento, apresentamos como opções antagônicas o ex-prefeito Isoares Martins (PP), a ex-prefeita Lúcia Nascimento (PL) e o vereador de oposição Zezé da Agrícola (PSD), este dissidente do governismo local. E o resultado foi que a prefeita Divanize Oliveira abriu 54 pontos percentuais de vantagem sobre a soma dos votos dos três possíveis concorrentes à prefeitura. Veja:
Divanize Oliveira – 77% (439 votos)
Zezé da Agrícola – 12% (71 votos)
Lúcia Nascimento – 8% (45 votos)
Isolares Martins – 3% (15 votos)
Já no segundo levantamento, quando o MOSSORÓ NEWS trouxe um embate direto entre Divanize e o segundo colocado no levantamento anterior, o vereador Zezé da Agrícola, que tem demonstrado disposição para uma eventual candidatura a prefeito, Divanize ampliou ainda mais a vantagem e ostentou acachapantes 70 pontos de vantagem. Veja:
Divanize Oliveira – 85% (343 votos)
Zezé da Agrícola – 15% (60 votos)
Foram registradas 403 participações de internautas, 167 a menos que o levantamento anterior, que chegou a 570 participações. Ao perceber que não há acirramento, o internauta não se sente motivado a participar da enquete. É uma daquelas situações em que o eleitor radical, que gosta da polarização, analisa o quadro e diz: “não tem nem graça”.
Enquete não é pesquisa eleitoral
Enquetes em redes sociais não têm valor científico como pesquisa eleitoral, mas indicam tendências do eleitorado sondado e revelam a capacidade de mobilização e engajamento no entorno dos nomes testados junto aos internautas.
Nossas enquetes não são pagas
O MOSSORÓ NEWS não cobra qualquer valor financeiro para a realização de enquetes com o objetivo de identificar tendências eleitorais. Trata-se de uma série de levantamentos realizados de forma espontânea e voluntária, em diversos municípios potiguares, em especial na Região Oeste do Rio Grande do Norte, de forma que os nomes avaliados, em um máximo de 4 nomes por enquete, são escolhidos com base nas vozes roucas das ruas. Os levantamentos são feitos de forma limpa e transparente, com duração de 24 horas, para que todo interessado possa participar de forma secreta e acompanhar em tempo real o desempenho de cada nome avaliado. O direcionamento ao público desejado se dá de forma estratégica, por meio das redes sociais, contando, em especial, com o apoio de influencers e de veículos de comunicação locais.