O prefeito de Triunfo-PB, Espedito Filho, anunciou na última sexta-feira (01) a demissão de todos os servidores contratados e comissionados do município, devido à crise financeira gerada pela queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo o Decreto 037/2023, todos os contratos por excepcional interesse público foram rescindidos e todos os ocupantes de cargo em comissão foram exonerados, além da retirada de todas as gratificações dos servidores efetivos do município.
Com reduções que chegam a até 34% no repasse do FPM, os municípios ficam impossibilitados de cumprir suas obrigações financeiras e atrasam o andamento de obras essenciais para o crescimento. “Isso afeta todo mundo, porque com menos dinheiro, a gestão fica refém das contas no vermelho e infelizmente tem que demitir funcionários como da nossa gestão em Triunfo. Isso prejudica o comércio da cidade e não é bom pra ninguém”, comentou o prefeito Espedito Filho.
A redução do FPM também afeta áreas como educação, saúde e infraestrutura, já que o município tem menos recursos para investir nessas áreas. Além disso, a maior parte das emendas parlamentares não estão sendo pagas desde o início do ano, o que agrava ainda mais a crise.
O decreto que oficializa as demissões pode ser acessado clicando aqui.