O MOSSORÓ NEWS realizou, de forma online, entre os dias 28 e 30 deste mês de maio, dois levantamentos com vistas às eleições municipais de 2024 em Upanema-RN. No primeiro, foram apresentados como opções à prefeitura o atual prefeito do município, Renan Mendonça (PL) – que deve disputar a reeleição; Inavan Santos (MDB) – segundo vereador mais votado no município em 2020; Mário Neto (MDB) – empresário que foi candidato a vice-prefeito em 2020; e Monthalggan Fernandes (MDB) – empresário e ex-vereador de três mandatos consecutivos no município. Com 876 votos registrados, resultado foi o seguinte:
- Renan Mendonça 40% (347 votos)
- Inavan Santos 26% (226 votos)
- Mário Neto 19% (164 votos)
- Monthalggan Fernandes 15% (139 votos)
O resultado indicou favoritismo do atual prefeito, Renan Mendonça (PL). Entretanto, a soma dos votos obtidos no levantamento pelas três opções antagônicas apresentadas equivale a 60%, ou seja, um percentual consideravelmente maior do que o obtido pelo atual gestor (40%), o que pode representar uma ameaça ao seu projeto de reeleição.
Já no segundo levantamento, o MOSSORÓ NEWS trouxe o embate direto entre o prefeito Renan Mendonça e o vereador Inavan Santos, que ficou em segundo colocado no primeiro levantamento com 26%. Considerando Inavan o nome antagônico mais competitivo entre as opções apresentadas, o objetivo foi avaliar o potencial da oposição upanemense em caso de união em torno do nome de Inavan. Registrados 614 votos, o resultado final é favorável ao atual gestor. Confira:
- Renan Mendonça 58% (355 votos)
- Inavan Santos 42% (259 votos)
Com o novo resultado, o atual prefeito Renan Mendonça reafirmou o seu favoritismo vencendo o vereador Inavan Santos com pelo menos 16 pontos percentuais de vantagem. Uma situação favorável para quem irá dispor da máquina pública para buscar a reeleição. Entretanto, pode-se dizer que a vitória no pleito de 2024 ainda não é garantida. Até lá, deve evitar perder apoios expressivos e, se possível, angariar novos.
Ambos os levantamentos foram realizados através de enquetes no story do perfil oficial do MOSSORÓ NEWS no Instagram direcionadas aos internautas do município pesquisado.
Enquete não é pesquisa eleitoral
Enquetes em redes sociais não têm valor científico como pesquisa eleitoral, mas indicam tendências do eleitorado sondado e revelam a capacidade de mobilização e engajamento no entorno dos nomes testados junto aos internautas.
Nossas enquetes não são pagas
O MOSSORÓ NEWS não cobra qualquer valor financeiro para a realização de enquetes com o objetivo de identificar tendências eleitorais. Trata-se de uma série de levantamentos realizados de forma espontânea e voluntária, em diversos municípios potiguares, em especial na Região Oeste do Rio Grande do Norte, de forma que os nomes avaliados, em um máximo de 4 nomes por enquete, são escolhidos com base nas vozes roucas das ruas. Os levantamentos são feitos de forma limpa e transparente, com duração de 24 horas, para que todo interessado possa participar de forma secreta e acompanhar em tempo real o desempenho de cada nome avaliado. O direcionamento ao público desejado se dá de forma estratégica, por meio das redes sociais, contando, em especial, com o apoio de influencers e de veículos de comunicação locais.