O prefeito de Porto do Mangue-RN, Sael Melo, tem sido vítima de uma onda de fake news naquele município. Isto porque o grupo que assumiu a prefeitura durante o afastamento de Sael, não aceita o retorno do prefeito de fato e de direito a sua função e vem alimentando na pacata cidade um verdadeiro clima de ódio. Com isso, as redes sociais têm sido palco das mais diversas fake news.
A mais recente fake news disseminada contra o gestor portomanguense, atribui a Sael Melo a responsabilidade pelo não envio de relatórios das despesas com pessoal do município referente aos meses de agosto, outubro e dezembro de 2021, situação que é alvo do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ocorre que no referido período o prefeito estava afastado de suas funções por decisão judicial. E a responsabilidade de enviar tais relatórios estava com o vice-prefeito Faustino, que à época exercia interinamente o cargo de prefeito.
Diante das distorções dos fatos, o prefeito Sael Melo de manifestou através de bota. Confira a íntegra:
“Meus amigos Portomanguenses,
Recebi com surpresa a notícia sobre a multa do TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que os dados sobre despesa de pessoal enviados ao TCE, são enviados no mês posterior. Dessa forma: os dados de agosto devem ser enviados em setembro, e assim sucessivamente.
Também é necessário esclarecer que os períodos que constam no relatório (agosto, setembro e dezembro de 2021), eu estava afastado das funções de prefeito. Portanto, era de responsabilidade de quem estava no mandato. Ou seja, cabia naquela ocasião ao vice-prefeito eleito em nossa chapa que estava assumindo o mandato interinamente encaminhar pois estava como prefeito na ocasião.
Por fim, quero tranquilizar a todos e informar que já apresentamos recurso e nos comprometemos em enviar os documentos solicitados ao TCE, que o vice-prefeito se omitiu em encaminhar nos prazos que estava na gestão.
Um forte abraço e um ótimo final de semana.”
Situação calamitosa
Ao reassumir a prefeitura de Porto do Mangue, recentemente, o prefeito Sal Melo encontrou uma situação calamitosa, a qual exige imenso esforço dele, de sua equipe administrativa e do legislativo municipal para contorná-la. Neste momento conturbado, o gestor precisa também do apoio da população.