A cidade de Mossoró está de luto pela partida do estimado Padre Sátiro Cavalcanti, falecido aos 93 anos nesta segunda-feira (27). Em comunicado oficial, a Prefeitura expressou profundo pesar pela perda e anunciou a publicação iminente de um decreto que estabelecerá cinco dias de luto oficial no município.
“Neste momento de profunda tristeza, a Prefeitura de Mossoró informa que publicará, ainda nesta segunda-feira (27), decreto estabelecendo 5 dias de luto oficial”, declarou o Poder Executivo Municipal.
Além do luto, a administração municipal cancelou eventos agendados, incluindo o lançamento da 2ª fase do programa “Mossoró Realiza” e a agenda administrativa do prefeito Allyson Bezerra em Brasília nesta semana.
A nota destacou a notável trajetória de Padre Sátiro, dedicada à educação e ao sacerdócio, reconhecendo sua contribuição para o desenvolvimento do município. Em junho deste ano, o líder religioso recebeu a medalha “Rodolfo Fernandes”, a mais alta honraria da cidade, como reconhecimento por sua lucidez, inteligência, humildade e fé.
Câmara de Mossoró e Governadora Fátima Bezerra também prestam homenagens
A Câmara Municipal de Mossoró também expressou pesar pela morte de Padre Sátiro, destacando sua longa trajetória em prol da religiosidade e do ensino. As bandeiras na sede da Câmara foram colocadas a meio mastro em sinal de respeito, aderindo ao luto oficial de cinco dias em Mossoró.
“Outras homenagens a Padre Sátiro seguirão no Legislativo que o homenageou em vida e continuará a fazê-lo postumamente”, afirmou a nota da CMM.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, também manifestou pesar pela partida do padre, descrevendo-o como um grande exemplo para a cidade, o estado e o Brasil. Em reconhecimento à sua trajetória, a governadora anunciou um decreto de três dias de luto no Estado em homenagem a Padre Sátiro Cavalcanti.