in , ,

Presidente Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras; Magda Chambriard é convidada para assumir o cargo

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula (PT) demitiu nesta terça-feira (14) Jean Paul Prates do cargo de presidente da Petrobras. A informação, inicialmente publicada pela coluna da Malu Gaspar, do jornal “O Globo”, foi confirmada pelo blog.

Magda Chambriard foi convidada para ser a substituta de Prates e já aceitou assumir o cargo. Chambriard foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no governo Dilma Rousseff (PT) e trabalhou na Petrobras por mais de 20 anos.

Prates foi demitido pessoalmente por Lula, na presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo fontes, a decisão já vinha sendo cogitada há algum tempo devido a desentendimentos com o governo. A polêmica sobre o pagamento dos dividendos aos acionistas da Petrobras, quando Prates se absteve na votação contrariando a orientação do governo, foi um dos pontos que pesaram na decisão.

Prates afirmou que a demissão se deu por “intrigas palacianas” e que não estava entregando os resultados da Petrobras na velocidade esperada pelo governo.

A Petrobras emitiu um fato relevante anunciando o “encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada”. Prates pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras.

Prates foi indicado para o cargo por Lula antes mesmo de sua posse, em dezembro de 2022, e é advogado, economista, empresário e dirigente sindical. Ele foi suplente na chapa de Fátima Bezerra (PT) ao Senado em 2014 e assumiu o mandato como titular quando a senadora foi eleita governadora do Rio Grande do Norte em 2019.

A polêmica dos dividendos da Petrobras, quando Prates se absteve na votação contrariando a orientação do governo, foi um dos pontos que pesaram na decisão. O governo esperava fortalecer o cofre da empresa com a não distribuição dos dividendos, mas a medida foi interpretada pelo mercado como uma menor atratividade dos papéis da empresa, o que fez os preços das ações despencarem. A decisão acabou sendo revertida posteriormente, com a aprovação da distribuição de 50% dos dividendos extraordinários da estatal.

Magda Chambriard. – Foto: Reprodução

Magda Chambriard, a indicada para substituir Prates, é uma especialista no setor de energia, com experiência na Petrobras e na ANP, e assume em um momento crucial para a empresa, que busca financiamentos para investimentos.

Avatar photo

Written by Erinaldo Silva

Erinaldo Silva é um jornalista potiguar de destaque, nascido em 25 de março de 1985 em Felipe Guerra, RN. Com uma carreira brilhante e apaixonado pela comunicação, ele se tornou influente na região, conquistando o respeito dos mossoroenses e sendo agraciado com a cidadania mossoroense. Sua experiência inclui passagens por rádios e jornais impressos, abordando com competência temas diversos, desde política e economia até outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aeroporto de Mossoró suspende operações para reparos na pista de pouso e decolagem

Dnit adia novamente entrega de desvio na BR-304, em Lajes