O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) convocou para esta terça-feira, 11, uma mobilização contra o Governo do Estado, em razão da ausência de um acordo para a aplicação do reajuste de 6,7% no piso salarial da categoria.
A decisão do sindicato ocorre após uma reunião frustrante na última sexta-feira com a secretária estadual de Educação, Socorro Batista, além de representantes da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria de Administração. Segundo o coordenador-geral do Sinte-RN, Bruno Vital, o governo não aplicará o reajuste do piso na carreira dos professores da rede estadual de ensino. “Nesse sentido, iremos organizar nossa luta”, declarou Vital.
O Sinte/RN criticou a governadora Fátima Bezerra (PT), classificando como “falta de sensibilidade” a ausência de uma proposta que atendesse às reivindicações dos professores.
Em Mossoró, a Regional do Sinte realizará uma Assembleia Geral na sede do sindicato, a partir das 8h, para definir os próximos passos da mobilização. “Todos os profissionais da rede estadual estão convocados para alinhar forças. O objetivo é discutir as condições de trabalho, garantir a união da categoria pelo reajuste do piso e debater pautas pendentes, como a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR)”, destaca um comunicado do sindicato.
Já em Natal, a categoria se concentrará em frente à Assembleia Legislativa, também às 8h, antes da leitura da mensagem anual da governadora. No local será realizado o “Café com Luta”, seguido de um Ato Público. No período da tarde, às 14h, uma nova Assembleia acontecerá no auditório do Sinte-RN, em Natal.
O Sinte/RN reforça que seguirá intensificando a mobilização até que suas demandas sejam atendidas. A entidade não descarta a possibilidade de uma greve, caso o governo mantenha a negativa em relação ao reajuste e à reformulação do PCCR dos profissionais da educação.