in , , , ,

Putin diz que guerra na Ucrânia não teria ocorrido com Trump no poder

Líder russo responsabiliza Biden e decreto de Zelensky pelo impasse.

Foto: Governo da Rússia.

Em meio à expectativa de um possível diálogo entre a Rússia e o novo governo dos Estados Unidos, o presidente russo, Vladimir Putin, fez declarações polêmicas nesta sexta-feira (24/1). Putin afirmou que a guerra na Ucrânia, que começou em 2022, talvez tivesse sido evitada se Donald Trump tivesse sido reeleito em 2020.

“Não posso deixar de concordar com ele que, se tivesse sido presidente, se a sua vitória não tivesse sido roubada em 2020, talvez não tivesse acontecido a crise na Ucrânia”, declarou Putin, ecoando sem apresentar provas a alegação de fraude eleitoral feita pelo republicano.

As declarações foram feitas durante uma conversa com a mídia estatal russa após um evento em Moscou. Além de culpar o ex-presidente Joe Biden pela incapacidade de impedir o conflito, Putin afirmou manter uma relação “exclusivamente profissional” com o novo governo dos EUA e reforçou o interesse da Rússia em negociar.

Contudo, o líder russo jogou a responsabilidade das negociações para o governo de Volodymyr Zelensky. Segundo Putin, um decreto assinado em 2022 por Kiev que proíbe negociações com a Rússia é uma das principais barreiras para o diálogo.

“Estamos prontos para estas negociações sobre questões ucranianas. Mas como poderão as negociações serem retomadas agora se estão proibidas?”, questionou o presidente russo.

Putin também acusou a administração Biden de recusar contatos diretos com Moscou sobre o conflito no Leste Europeu, reforçando a tensão entre os dois países.

A guerra na Ucrânia, que já causou milhares de mortes e um êxodo massivo de refugiados, continua sendo um dos maiores desafios geopolíticos da atualidade, com impacto global e negociações ainda sem avanços significativos.

Avatar photo

Postado por Eryx Moraes

Eryx Moraes é um jornalista potiguar de destaque, nascido em 25 de março de 1985 em Felipe Guerra, RN. Com uma carreira brilhante e apaixonado pela comunicação, ele se tornou influente na região, conquistando o respeito dos mossoroenses e sendo agraciado com a cidadania mossoroense. Sua experiência inclui passagens por rádios e jornais impressos, abordando com competência temas diversos, desde política e economia até outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival da Cachaça 2025 poderá ser realizado no Hotel Thermas

Governo sugere que brasileiros troquem frutas para driblar alta de preços