in

LoveLove CuteCute

Renda passiva e liberdade

Foto: Reprodução

Nos últimos anos muito se tem falado no país sobre finanças, bolsa de valores, renda fixa, entre outros temas do mercado financeiro. O conhecimento que era para poucos, alcançou classes e geografias inimagináveis, embora muito fragmentado. Todos procuram viver a tão sonhada liberdade financeira. O que nos remete a trazer alguns conceitos e valores primordiais para iniciar a jornada. Começo com Morgan Housel afirmando que “O grande valor intrínseco do dinheiro – e nunca é demais repetir isso – é a capacidade que ele nos dá de controle sobre nosso tempo.” É bem possível montar uma estratégia onde você consiga ter esse controle com renda passiva.

Viver de renda significa receber algum tipo de remuneração sem a necessidade de executar algum trabalho para isso. Ter um fluxo de entradas que seja suficiente para custear sua qualidade de vida e padrão de vida. Futuramente, caso você não monte uma estrutura que te traga uma renda passiva, você viverá de algum tipo de aposentadoria, como é o caso do INSS. A grande desvantagem disso é que as regras podem mudar ao longo do tempo, como aconteceu recentemente, trazendo um cenário de incerteza sobre se a renda recebida será suficiente para manter todos os custos necessários.

Para se construir uma coluna de geração de renda passiva podemos recorrer ao mercado financeiro através de aplicações financeiras em renda fixa que podem te pagar cupons (rendimentos) mensais, semestrais ou anuais de juros proveniente de aplicações. 

Uma outra fonte de renda passiva bastante popular em nosso país é a compra de imóveis para receber seus aluguéis. Nessa modalidade é importante ressaltar que os rendimentos (aluguéis) podem ser suspensos devido a alguns fatores como vacância ou inadimplência. 

Temos como alternativa também os Fundos de investimento imobiliários onde você será detentor de uma pequena parcela, cota, do fundo dono de empreendimentos imobiliários que te pagam um dividendo proporcional ao número de cotas e isento de imposto de renda

Você pode, se preferir, receber dividendos de empreendimentos próprios. Entrando como sócio investidor em um empreendimento gerido por terceiros você receberá um retorno sobre o valor investido proporcional à sua participação no capital social da empresa. Atualmente em nosso país esses dividendos também são isentos de imposto de renda. 

Caso não encontre em sua região ou ciclo de amizades pessoas com que possa iniciar ou participar de algum empreendimento, você ainda pode se tornar sócio-acionista de mais de 500 empresas listadas na B3 ( entre nacionais e estrangeiras). Fazendo isso você poderá da mesma forma receber dividendos periódicos dessas empresas que têm seu capital aberto para que qualquer pessoa possa participar.

Agora que você já conhece as maneiras de investir é importante que escolha bons ativos geradores de renda passiva. Procure construir primeiro e usufruir depois. Se possível, invista todo rendimento recebido enquanto está financeiramente ativo(a). Evite a todo custo efetuar resgates em seus investimentos. A economia de hoje pode render bons dividendos amanhã.

Ter o controle do próprio tempo e da própria vida, além de nos trazer a sensação de liberdade, traz consigo algumas responsabilidades que devemos assumir. Elas estão amplamente relacionadas com nossas escolhas, prioridades e nossos hábitos de consumo. 

Dentro de uma régua de prioridades nossa qualidade de vida deve vir sempre antes de nosso padrão de vida. Dessa forma seu corpo e mente estarão sempre prontos para absorver as melhores informações e tomar decisões de forma mais clara de acordo com seu planejamento. 

Curta a jornada. A liberdade financeira te espera!

DISCLAIMER: As informações aqui contidas são de caráter exclusivamente informativo, não constituindo recomendação, oferta de venda ou análise de investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

“Vida nas CaveRNas”: Cartilha elaborada por biólogo e analista ambiental do ICMBio é apresentada a profissionais da educação em Felipe Guerra

Uso de máscara deixa de ser obrigatório em locais abertos no RN a partir de 16 de março