in , , , ,

RN tem 390 mil motoristas com restrições visuais na CNH, maior percentual do país

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte possui 390.096 condutores com algum problema de visão registrado na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), representando 42% do total de motoristas habilitados no estado. Este percentual é o maior entre todas as unidades federativas do Brasil. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e foram divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) nesta segunda-feira (15).

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, vários fatores contribuem para a crescente demanda por cuidados oculares, incluindo exposição prolongada às telas, aumento de doenças crônicas e maus hábitos de vida.

Além do Rio Grande do Norte, os estados da Paraíba (38%) e Rio de Janeiro (34%) completam o top-3 em volume proporcional de CNHs com restrições. Na contramão, o estado do Acre registra apenas 20% dos condutores com a necessidade de usar óculos ou lentes de contato para dirigir.

O pedido de inclusão de anotações na CNH é feito pelo médico do tráfego ao final da avaliação prévia exigida para a concessão ou renovação do documento. Durante o exame, o especialista avalia as condições do candidato para conduzir um veículo sem oferecer perigo para outros motoristas, passageiros e pedestres. Caso identifique sintomas de deficiência visual, o médico do tráfego orienta o candidato a buscar uma avaliação especializada com um oftalmologista para diagnóstico.

Crescimento de motoristas com restrições

O número absoluto de motoristas com alguma restrição visual no Rio Grande do Norte aumentou ao longo dos anos, seguindo uma tendência nacional. Em 2014, 219.884 CNHs apresentavam restrições, número 77% menor que os 390 mil condutores com restrições visuais registrados no levantamento do Senatran em 2024.

A nível nacional, o percentual também aumentou: em 2014, havia 14,4 milhões de condutores com restrição, comparado aos 25,4 milhões em 2024.

Avatar photo

Written by Erinaldo Silva

Erinaldo Silva é um jornalista potiguar de destaque, nascido em 25 de março de 1985 em Felipe Guerra, RN. Com uma carreira brilhante e apaixonado pela comunicação, ele se tornou influente na região, conquistando o respeito dos mossoroenses e sendo agraciado com a cidadania mossoroense. Sua experiência inclui passagens por rádios e jornais impressos, abordando com competência temas diversos, desde política e economia até outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partidos realizam convenções em Felipe Guerra no dia 20 de julho

Trânsito próximo à Estação das Artes sofrerá alteração a partir desta quarta-feira