O presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria derrotado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro caso as eleições presidenciais ocorressem hoje, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (18). Bolsonaro venceria Lula tanto no primeiro quanto no segundo turno.
No entanto, Bolsonaro está inelegível até 2030 devido a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-presidente foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao questionar, sem provas, a segurança do sistema eleitoral brasileiro em uma reunião com embaixadores em julho de 2022.

No primeiro turno, Bolsonaro aparece com 36% das intenções de voto, enquanto Lula registra 33,8%. O cenário configura empate técnico dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais, mas com vantagem numérica para o ex-presidente. Outros nomes também foram citados na pesquisa: Ciro Gomes (PDT) aparece com 7,7%, o cantor Gusttavo Lima (sem partido) tem 5,1%, enquanto os governadores Ronaldo Caiado (União) e Eduardo Leite (PSDB) aparecem com 2,7% cada. Helder Barbalho (MDB) tem 1,1%.
Os votos brancos, nulos ou nenhuma das opções somam 7,6%, e 4,4% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder.

No segundo turno, Bolsonaro ampliaria sua vantagem, registrando 45,1% contra 40,2% de Lula, superando a margem de erro. Nessa situação, 10,7% dos entrevistados votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 4% não souberam responder.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2025, por meio de 2.010 entrevistas presenciais em todas as 26 unidades federativas e no Distrito Federal. O nível de confiança é de 95%.
Michelle Bolsonaro também venceria Lula

Outro cenário testado pelo Paraná Pesquisas indica que Michelle Bolsonaro também derrotaria Lula em um eventual segundo turno. A ex-primeira-dama registraria 42,9% das intenções de voto, contra 40,5% do atual presidente.
Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece tecnicamente empatado com Lula em um eventual confronto direto. O petista teria 41,1%, contra 40,8% do aliado de Bolsonaro.
Embora Bolsonaro lidere os cenários testados, ele está impedido de concorrer até 2030 devido à condenação imposta pelo TSE.


