O ex-deputado e ex-prefeito Souza Neto comemora a chegada iminente do navio-sonda que realizará a perfuração do poço de Pitu Oeste, localizado a 60 km do município de Areia Branca, na Margem Equatorial do Rio Grande do Norte. O investimento da Petrobras em águas profundas da Bacia Potiguar foi confirmado após a emissão da Licença de Autorização (LO) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA).
A notícia foi recebida com entusiasmo por Souza Neto, um dos principais defensores e articuladores desse projeto. O ex-político relembra seus esforços enquanto prefeito e deputado para destacar a importância da cadeia de petróleo e gás para a região da Costa Branca. Ele ressalta o impacto positivo desse investimento na economia do município que ele liderou por dois mandatos.
Durante seu período político, Souza Neto realizou audiências públicas na Assembleia Legislativa, abordou o tema em plenário e, em 2011, como prefeito, conduziu uma audiência pública com a Petrobras, IBAMA e os municípios da região para debater o licenciamento ambiental.
“A exploração da Margem Equatorial iniciará um novo ciclo de desenvolvimento para Areia Branca e a região. É um sonho que se realiza, uma esperança renovada, e me orgulha fazer parte dessa luta e, agora, dessa conquista. É hora de olhar para frente, e Areia Branca precisa estar preparada para esse novo momento, precisa de uma gestão municipal que saiba conduzir esse processo, com muito trabalho e compromisso com o povo”, enfatizou Souza.
A Petrobras anunciou que a perfuração do poço de Pitu Oeste terá início ainda em dezembro, com previsão de duração de 3 a 5 meses. A sonda, que estava na Baía de Guanabara (Rio de Janeiro) para limpeza de casco e abastecimento, foi contratada para a exploração na Margem Equatorial.