O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) tem 24% das intenções de votos e lidera a disputa por uma vaga ao Senado no Rio Grande do Norte, no cenário estimulado (quando uma lista de nomes é lida para os entrevistados). O ex-ministro Rogério Marinho (PL) vem em segundo, com 17%.
O deputado federal Rafael Motta (PSB) aparece em terceiro na disputa, com 5% das indicações. E o senador Jean-Paul Prates (PT) em quarto, com 4%. O vereador Robério Paulino (PSOL) aparece com 1%.
Esses são os primeiros números para o Senado, dentro da série de pesquisas eleitorais do Sistema Tribuna de Comunicação em parceria com o Ipespe. A eleição para senador este ano terá uma vaga em disputa.
No atual cenário, quando as candidaturas ainda não estão definidas oficialmente, a pesquisa revela ainda que 30% dos entrevistados responderam que votarão branco/nulo ou não votam em nenhum dos possíveis candidatos. Outros 19% informaram que não sabem em quem votar ou não quiseram responder.
Os demais números da pesquisa TN/Ipespe para senador e presidente da República serão divulgados na edição impressa da TRIBUNA DO NORTE desta sexta-feira (01) e na Rádio Jovem Pan News Natal 93,5.
A pesquisa TN/Ipespe foi realizada dos dias 23 a 26 de março de 2022 e entrevistou 1.200 pessoas. A margem de erro máximo estimada é de 2.9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.
Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob os protocolos BR-07968/2022 e RN-05273/2022.
Tribuna do Norte