Em Baraúna, cidade distante 35 quilômetros de Mossoró, a quem pertenceu como distrito até 29 de abril de 1994, quando foi emancipada, tem sempre uma política de cunho partidário dos mais acirrados, a exemplo dos demais municípios norte-rio-grandenses.
Por lá também se respira política 24 horas por dia. Teve na pessoa do protético José Holanda, o seu primeiro prefeito constitucional e, de lá até os dias de hoje, as campanhas são por demais concorridas.
E para as eleições de 2024, nomes já começam a ser citados. É o caso de Zezé da Agrícola (PSD), vereador de primeiro mandato, e a ex-prefeita Lúcia Nascimento. É do pensamento deles, neste momento, se lançarem candidatos a prefeito contra a atual gestora Divanize Oliveira que, deverá concorrer à reeleição.
Em relação a Zezé da Agrícola, ele é o único vereador de oposição na bancada do legislativo municipal. A seu favor conta o excelente mandato que desenvolve. Desta forma tenta inserir seu nome e consolidá-lo dentro desse projeto, o de ser candidato a prefeito.
Já Lucia Nascimento, é esposa do ex-prefeito Aldivon Nascimento e trabalha com a mesma intenção. Mas esbarra em um obstáculo, o fato de não ter residência fixa na cidade.
Ainda sobre Lucia Nascimento, ela quando prefeita, se manteve de certa forma distante de seus munícipes e isso contribuiu sobremaneira para sua derrota nas eleições de 2020, diante de Divanize Oliveira, que conta ainda com o apoio de 10 dos 11 vereadores locais. Outro ponto é a sua gestão que vem tendo uma boa aceitação pela população.
Outro fato importante a favor de Divanize Oliveira, é que desde 1º de fevereiro deste ano, o município tem o privilégio de contar com um deputado estadual da cidade. Trata-se de Ivanilson Oliveira (União Brasil), seu irmão.
Como percebemos, são grandes forças na disputa pelo governismo municipal. E nós aqui deste espaço vamos ficar na expectativa do que possa vir acontecer daqui pra frente. De uma coisa, a certeza. Muito acirramento.