Entre os 17 ex-ministros do governo de Jair Bolsonaro (PL) que disputaram cargos públicos nas eleições, 10 foram eleitos no 1º e 2º turno das eleições.
Em maio, 10 ministros deixaram o governo para se candidatar nas eleições. Antes disso, outros 18 saíram ou foram demitidos de seus cargos. Destes, 7 disputaram cargos do Legislativo e Executivo Estadual.
Dos 17 ministros que concorreram a cargos eletivos nessas eleições, 12 receberam o apoio oficial de Bolsonaro em suas candidaturas.
O ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto (PL) disputou a eleição para o cargo de vice-presidente da chapa de Bolsonaro à reeleição. A chapa foi derrotada no domingo (30.out.2022) na disputa contra a chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB).
Entre os 4 ex-ministros que não receberam apoio oficial do chefe do Executivo nas candidaturas, 3 romperam com o governo, são eles: Sergio Moro (União), ex-ministro da Justiça e Segurança Pública; Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), ex-ministro da Saúde; e Abraham Weintraub (PMB), ex-ministro da Educação.
Leia o desempenho dos ex-ministros do governo nas eleições:
Poder360