Movimento de conscientização e sensibilização pela saúde mental, a campanha “Janeiro Branco” será lançada no próximo domingo (8) na primeira edição de 2023 do projeto “Viva Rio Branco”. O lançamento ocorrerá a partir das 17 horas. Em 2023, a campanha completa 10 anos de mobilização nacional e terá como tema “2023 – O ano do equilíbrio”.
“O ‘Janeiro Branco’ faz parte do calendário de ações da Secretaria Municipal de Saúde. Este ano teremos o ano do equilíbrio e com base nisso nós articulamos ações de saúde mental com atividade física e por isso pensamos na ideia de fazer no ‘Viva Rio Branco’, entendendo que saúde mental inclui saúde física como um todo”, disse a psicóloga Kadja Diniz.
A profissional destaca que a Atenção Especializada e Básica do município estará com atividades durante todo o mês. “Os equipamentos da Atenção Básica e Especializada estarão estimulando as pessoas em rodas de conversa, sala de espera chamando a atenção para o cuidado da saúde mental”.
A psicóloga explica que a pandemia da Covid-19 surpreendeu a humanidade e afetou a saúde mental das pessoas forçando-as a ficarem reclusas em seus lares, tendo que adaptar suas rotinas à nova realidade de medo e insegurança. “Hoje, mesmo após o avanço da vacinação e volta à normalidade, ainda restam sequelas na sociedade que precisam de atenção”, ressalta.
O “Janeiro Branco” tem como objetivo chamar atenção sobre a saúde emocional das pessoas, incentivando seu cuidado com ações de promoção e prevenção. O mês de janeiro foi escolhido por trazer a representação do momento em que as pessoas fazem reflexões sobre a vida, planos para serem realizados, nas metas de vida e proporcionar também a possibilidade de estar atento ao autocuidado.
A Secretaria Municipal de Saúde realiza anualmente diversas ações com enfoque na saúde mental como, por exemplo, as campanhas do “Janeiro Branco” e “Setembro Amarelo”. Além disso, a Atenção Especializada possui diversos equipamentos para que as demandas psicológicas e psiquiátricas sejam desenvolvidas, dentre eles: quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), um hospital psiquiátrico, entre outros.
– Em Mossoró, a população pode encontrar equipamentos que trabalham com saúde mental:
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): UBSs de Mossoró desenvolvem ações de promoção e prevenção à saúde mental;
CAPS AD III: Equipamento de atenção psicossocial com foco em todas as faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas;
CAPS Infantil: Equipamento de atenção psicossocial para pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes com foco em crianças e adolescentes;
CAPS II Antônio Herculano: Atendimento a todas as faixas etárias para transtornos mentais graves e persistentes;
CAPS II Mariana Neuman: Atendimento a todas as faixas etárias para transtornos mentais graves e persistentes;
Hospital Psiquiátrico Dr. Milton Marques de Medeiros: Internamento de pacientes para tratamento de saúde mental. Regulados através da UPA do Santo Antônio;
Centro Clínico Prof. Vingt-un Rosado (PAM): atendimentos ambulatoriais de adolescentes, adultos e idosos;
UPA Conchecita Ciarlini: UPA do Santo Antônio possui urgência em saúde mental;
Centro Especializado em Reabilitação – CER IV: Reabilitação intelectual (cognitiva e Transtorno de Espectro Autista), física, auditiva e visual. Marcação por meio de UBSs.