Aconteceu no último final de semana o primeiro encontro com os jovens do Assentamento Favela do programa “Jovem Empreendedor Rural”, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru). A atividade contou com três momentos distintos.
A primeira parte contou com a apresentação dos jovens. A segunda teve um lanche coletivo e a última foi realizada uma dinâmica intitulada “mapa mental”. Articuladora do projeto, Júlia Costa ressaltou a importância da ação para o desenvolvimento dos jovens para o empreendedorismo.
“Nesse primeiro encontro fizemos um diagnóstico e apresentamos os principais conceitos do empreendedorismo através de dinâmicas que trabalharam as habilidades de respostas rápidas, liderança e de como lidar com imprevistos. Fizemos um lanche coletivo onde trabalhamos informalmente. Encerramos o nosso encontro com o mapa mental com os principais conceitos apresentados durante a dinâmica”, explicou.
Júlia enfatiza que o objetivo do projeto é identificar as principais características dos jovens que participam da ação e lapidá-las. “No final da aula a gente já pode identificar quais jovens têm aptidão e características mais afloradas para o empreendedorismo. Os demais vamos trabalhar para lapidar suas características”.
O próximo encontro presencial com a turma de jovens do Assentamento Favela acontecerá no dia 6 de maio. As atividades presenciais são realizadas quinzenalmente.
O projeto “Jovem Empreendedor Rural” acontece dentro do programa “Mossoró Rural” e é desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN).