A Prefeitura de Mossoró dá continuidade ao mutirão de cirurgias eletivas oftalmológicas no município. O objetivo é acelerar o atendimento da população que necessita desse procedimento. Com a iniciativa, a Prefeitura já realizou mais de 750 cirurgias eletivas somente neste mês de abril e a meta agora é zerar a fila já no próximo mês de maio.
“Eu estou muito feliz, pois conseguimos fechar o mês e alcançar a meta que o prefeito nos repassou, estou contente ambém com a resposta dos pacientes. A gente via muitas situações em que pessoas estavam esperando há seis meses, ou até mesmo há anos, mas que agora já estão conseguindo de forma bem mais rápida as cirurgias. Tem pacientes agora que com uma semana já estão conseguindo suas vagas e isso tem sido muito gratificante e eu estou muito feliz com o resultado”, disse o oftalmologista e cirurgião Tiano Vasconcelos.
O mutirão está sendo realizado em parceria com o Hospital Geral de Oftalmologia (HGO) e clínicas especializadas do município, e conta ainda com a participação de equipes qualificadas e equipamentos modernos para realização das cirurgias. O intuito principal da Prefeitura de Mossoró não é somente reduzir, mas zerar por completo o tempo de espera dos pacientes que precisam realizar as cirurgias de catarata.
“Durante todo esse mês de abril, nós somamos os esforços para conseguir fazer o maior número de procedimentos cirúrgicos oftalmológicos para que a gente diminua a fila de atendimentos. Lembrando que a média antes era de 120, e hoje nós conseguimos dar um grande salto para mais de 700 pessoas em um único mês”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.
A iniciativa tem sido bastante elogiada pela população, que faz questão de relatar a sua satisfação com a Prefeitura em priorizar a saúde oftalmológica dos mossoroenses.
“Eu dei entrada e com menos de dois meses mandatam me chamar, daí fiz a do meu olho esquerdo e agora com menos de 40 dias já me chamaram novamente para concluir. Foi muito rápido e o atendimento foi muito bom, aqui e na secretaria também, só tenho a parabenizar”, disse o paciente Eduardo Saraiva.
Esse cuidado e preocupação com a saúde oftalmológica dos mossoroenses, através do mutirão de cirurgias, demonstra o compromisso da Prefeitura de Mossoró em oferecer um atendimento de qualidade, rápido e acessível à população.
“Quando assumimos a gestão, assumimos com o compromisso de zerar as filas das cirurgias eletivas e trabalhamos intensamente no sentido de concretizar isso. As primeiras dificuldades eram a respeito das contratações, depois a respeito dos recursos diretamente, mas graças a Deus nós conseguimos implementar uma forma, contratando mais prestadores, abrindo realmente a oportunidade pra quem precisasse fazer cirurgias aqui na cidade, e hoje tenho a felicidade de dizer que neste mês de abril estamos passando o número de mais de 750 pessoas que tiveram a sua cirurgia de catarata realizada no município. Na história recente de Mossoró, não se tem um salto tão positivo no tocante a essas cirurgias. Se Deus quiser, agora no mês de maio vamos zerar por completo, pela primeira vez na história, a fila das cirurgias oftalmológicas”, pontuou o prefeito Allyson Bezerra.