Um bebê indígena venezuelano da etnia Warao de 11 meses morreu no último domingo (23) em Mossoró, RN, após um quadro de desnutrição grave. A informação foi confirmada pela professora Eliane Anselmo, antropóloga da UERN, que acompanha o grupo de refugiados na cidade.
Segundo Eliane, o menino, que pesava quatro quilos, havia dado entrada na UPA do Bairro Santo Antônio na última sexta-feira (21) no início da noite, com um quadro de diarreia e desnutrição. Ele foi encaminhado para a UTI pediátrica do Hospital Wilson Rosado, onde estava internado. No domingo, o quadro se agravou, e a criança veio a óbito.
Diante da fatalidade, nesta quarta-feira (26), a Prefeitura Municipal emitiu uma nota oficial manifestando profundo pesar pela perda e esclarecendo que está empenhada em prestar todo o apoio necessário às famílias enlutadas.
De acordo com a nota, assinada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a Administração Pública de Mossoró garante a oferta de todos os serviços de saúde e assistência social para dar suporte às famílias Warao que residem na cidade. A Unidade Básica de Saúde Sinharinha Borges, localizada no Bairro Barrocas, é apontada como a unidade de referência para atendimento especializado às famílias Warao, oferecendo serviços essenciais como vacinação, atendimento médico, enfermagem e odontologia. Além disso, as famílias contam com a assistência semanal de um profissional Agente Comunitário de Saúde.
No campo da assistência social, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) das Barrocas é a unidade responsável pelo atendimento e acompanhamento das famílias Warao em suas diversas demandas. A Prefeitura destaca que todas as famílias dessa etnia recebem um acompanhamento dedicado por parte das equipes de assistência social.
A Prefeitura de Mossoró reforça seu compromisso em oferecer todo o apoio e assistência necessários às famílias Warao, dentro das competências do Município. Vale ressaltar que o abrigo onde as famílias residem não é de responsabilidade do Município, mas mesmo assim, toda a ajuda possível está sendo oferecida às famílias neste momento difícil.
Nossos sentimentos às famílias enlutadas. Que encontrem conforto e apoio neste momento difícil.
Confira a nota na íntegra:
NOTA
A Prefeitura Municipal de Mossoró manifesta profundo pesar pelo falecimento da criança venezuelana da etnia Warao ocorrido nessa terça-feira (25).
O Poder Público Municipal garante a oferta de todos os serviços de saúde e de assistência social para apoio às famílias Warao.
O Município destaca que a Unidade Básica de Saúde Sinharinha Borges, localizada no Bairro Barrocas, é a unidade de referência que atende às famílias Warao, prestando serviços de vacinação, atendimento médico, enfermagem e odontologia. As famílias contam com assistência semanal do profissional Agente Comunitário de Saúde.
No âmbito da assistência social, o CRAS das Barrocas é a unidade de referência que atende às famílias Warao e que as acompanham nas demandas. Todas as famílias Warao são acompanhadas pelas equipes.
A Prefeitura reforça ainda que atua prestando todo o apoio necessário às famílias Warao, no que é de sua competência.
Sobre o ocorrido nesse dia 25/07, a Prefeitura esclarece que o abrigo onde residem as famílias não é de responsabilidade do Município. No entanto, toda assistência é ofertada às famílias.
Mossoró, 26 de julho de 2023
Secretária Municipal de Assistência Social