in , ,

Programa Futuras Cientistas abre inscrições para alunas e professoras da rede pública no Rio Grande do Norte

Ao todo, são disponibilizadas 470 vagas em todo o Brasil, com cinco delas reservadas para candidatas do Rio Grande do Norte. As vagas são distribuídas da seguinte forma: duas vagas para alunas de escolas regulares, duas vagas para alunas de escolas técnicas e integrais, e uma vaga para professoras.

Foto: Reprodução

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) lançou o programa “Futuras Cientistas”, que oferece cinco vagas para alunas do 2º ano do ensino médio da rede pública de ensino e professoras do ensino médio da rede pública estadual do Rio Grande do Norte. As interessadas podem se inscrever até o dia 4 de setembro.

As participantes selecionadas receberão um kit de participação e uma bolsa-auxílio no valor de R$ 483, além de terem a oportunidade de vivenciar a experiência de fazer ciência. O programa proporciona experiências em laboratórios de pesquisa, desenvolvimento de projetos científicos, workshops interativos, entre outras atividades.

O objetivo do Futuras Cientistas é estimular o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, aproximando-as de centros tecnológicos e instituições de pesquisa. Dessa forma, busca-se contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.

Ao todo, são disponibilizadas 470 vagas em todo o Brasil, com cinco delas reservadas para candidatas do Rio Grande do Norte. As vagas são distribuídas da seguinte forma: duas vagas para alunas de escolas regulares, duas vagas para alunas de escolas técnicas e integrais, e uma vaga para professoras.

De acordo com o Cetene, o programa tem como objetivo desenvolver o pensamento e atividades científicas transdisciplinares, buscando reduzir barreiras para o acesso e permanência de mulheres nos espaços científicos. Ao longo de 10 anos, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular, e 80% delas escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

O Módulo Imersão Científica 2024 do Programa Futuras Cientistas terá duração de 20 dias úteis no mês de janeiro, com carga horária total de 80 horas destinadas ao processo de familiarização das estudantes e professoras com a dinâmica da pesquisa científica.

As interessadas podem conferir o edital completo do programa no site do Cetene e realizar as inscrições dentro do prazo estabelecido.

Avatar photo

Written by Erinaldo Silva

Erinaldo Silva é um jornalista potiguar de destaque, nascido em 25 de março de 1985 em Felipe Guerra, RN. Com uma carreira brilhante e apaixonado pela comunicação, ele se tornou influente na região, conquistando o respeito dos mossoroenses e sendo agraciado com a cidadania mossoroense. Sua experiência inclui passagens por rádios e jornais impressos, abordando com competência temas diversos, desde política e economia até outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ônibus escolar vira na mal projetada rotatória em Pau dos Ferros, gerando preocupações sobre segurança viária

17ª FLIM: Mossoró se prepara para mergulhar na literatura e cultura potiguar