O governo do Rio Grande do Norte suspendeu o fornecimento do programa do leite para 22 cidades potiguares, incluindo Mossoró, por tempo indeterminado. A medida foi tomada após um laudo do Instituto de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) constatar “inadequação nas instalações” da indústria contratada para fornecer o leite para os municípios. Como resultado, cerca de 7.229 famílias inscritas no programa ficarão sem o fornecimento do alimento. Cada família tem direito a receber 5 litros de leite por semana.
A paralisação é necessária para que a indústria possa adequar os equipamentos da sua linha de produção às normas sanitárias e garantir a segurança da população atendida pelo laticínio. A produção só será retomada quando a empresa fizer os ajustes necessários para voltar a produzir o leite nas condições adequadas exigidas pelas autoridades sanitárias.
A lista das cidades afetadas inclui Apodi, Areia Branca, Baraúna, Brejinho, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Itaú, Jundiá, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Monte Alegre, Mossoró*, Passagem, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Serra do Mel, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tibau e Vera Cruz.
No caso de Mossoró, apenas parte das famílias atendidas pelo programa ficará sem o fornecimento de leite. Isso ocorre porque o município é abastecido por quatro laticínios diferentes e apenas um deles teve os serviços suspensos. Esse laticínio atende 500 famílias na cidade.