O Grupo Tático Especial (GTE) da cidade de Monteiro, Paraíba, desarticulou nesta semana um grupo criminoso suspeito de furtar dinheiro de idosos em filas de banco. A operação resultou em quatro prisões e no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Boqueirão, Alcantil e Caraúbas. Idosos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram lesados pela prática criminosa.
A Polícia Civil informou que os mandados judiciais são resultado de uma investigação que revelou que o modus operandi do grupo consistia em oferecer uma suposta “ajuda” a pessoas idosas, especialmente em caixas eletrônicos dentro de agências bancárias.
Segundo as autoridades, os criminosos aguardavam as vítimas digitarem suas senhas nos terminais eletrônicos e, de maneira astuta, conduziam os idosos para outro caixa. Nesse momento, um comparsa do grupo subtraía o dinheiro da vítima no primeiro caixa eletrônico. A prática se mostrou especialmente danosa na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, onde foram registrados 14 boletins de ocorrência de pessoas lesadas pela organização criminosa.
O delegado Sávio Siqueira, responsável pelas investigações, explicou: “Nessa suposta ajuda, os criminosos aguardam as vítimas digitarem a senha nos terminais eletrônicos e, após isso, conseguem, de forma ardil, levar os idosos para outro caixa. Nesse momento, um comparsa do grupo subtrai o dinheiro da vítima no primeiro caixa eletrônico.”
Durante a operação, que resultou na prisão de quatro suspeitos, uma arma de fogo e munições foram apreendidas com um dos investigados. A ação policial visa coibir esse tipo de crime que visa a vulnerabilidade dos idosos, trazendo um alívio para as vítimas e reforçando o compromisso das autoridades em proteger a sociedade contra práticas criminosas.